As férias de julho dos curitibinhas serão com muito conhecimento sobre as cavernas, aventuras na natureza e orientações sobre Educação Ambiental. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, preparou uma programação especial para as crianças de férias curtirem no Museu de História Natural Capão da Imbuia e no Zoológico de Curitiba. Todas as ações são gratuitas.
As atividades no Museu de História Natural Capão da Imbuia já começam nesta terça-feira (11/7). As crianças vão aprender sobre as cavernas com a exposição Espeleo Experiência a Vida Nas Cavernas. As inscrições gratuitas para o Biólogo-Mirim Explorando Cavernas já estão abertas e devem ser feitas pelo site Guia Curitiba.
São 15 vagas por período (manhã e tarde) e as atividades são indicadas para crianças de 8 a 12 anos. As datas disponíveis são 11, 13, 18 e 20 de julho, das 9h30 às 11h e das 14h às 16h. A atividade tem duração de aproximadamente 45 minutos.
Além da exposição na caverna, as crianças também poderão conhecer a história do Museu de História Natural Capão da Imbuia, ver o setor de exposição, aprender sobre a arte da taxidermia e ver vídeos institucionais do museu.
Dentro da atividade Biólogo-Mirim, as crianças vão poder assistir a um vídeo sobre espeleologia (estudo das cavernas) e explorar a caverna que foi montada no Museu de História Natural Capão da Imbuia. Os curitibinhas vão receber capacetes e lanternas para “explorar” a caverna. O objetivo da exposição é informar sobre a fauna encontrada nas cavernas e as crianças vão poder escavar em encontrar fósseis no local.
Zoológico
No Zoológico de Curitiba, no Alto Boqueirão, o destaque das férias de julho é a conservação da espécie do Muriqui. As atividades gratuitas foram planejadas pela equipe do Centro de Educação Ambiental - CEA.
A partir desta terça-feira (11/7), as crianças que forem ao Zoo poderão participar das Olimpíadas do Muriqui. Foram preparados quatro desafios para os curitibinhas: o caminho de latas do Muriqui; alimente o Muriqui corretamente; corridas de sacos do Muriqui e complete os desafios, que será um quebra-cabeças tipo blocos lógicos que formam o rosto de um Muriqui e um quebra-cabeças comum.
Ao completar todos os desafios, o participante ganhará uma carteirinha do Clubinho da conservação dos monos-carvoeiros. As atividades gratuitas estarão disponíveis todos os dias no período de férias, de terça a sexta na parte da tarde (13h às 16h), sábado e domingo pela manhã (das 10h às 12h).
Dia Mundial do Chimpanzé
Na sexta-feira, dia 14 de julho, o Zoológico de Curitiba vai se unir à iniciativa do Dia Mundial do Chimpanzé (World Chimpanzee Day), data comemorada para sensibilizar as pessoas sobre a importância de garantir a conservação da espécie em vida selvagem ou em cativeiro e garantir o seu bem-estar.
No Zoológico de Curitiba, as estrelas da programação do dia 14 serão os chimpanzés Bob e Pipo, que vivem no local.
A escolha da data deve-se ao início dos estudos destes animais pela cientista Jane Goodall, em 14 de julho de 1960. Ela foi pioneira nas pesquisas com a espécie no Quênia e, até hoje, seis décadas depois, trabalha pela sua conservação.
Serviço
Biólogo-Mirim Explorando Cavernas
Datas: 11, 13, 18 e 20 de julho, das 9h30 às 11h e das 14h às 16h
Inscrições: Guia Curitiba
Local: Museu de História Natural Capão da Imbuia, R. Prof. Benedito Conceição, 407 - Capão da Imbuia
Olímpiadas do Muriqui
Dias e horários: terça a sexta na parte da tarde (13h às 16h), sábado e domingo pela manhã (das 10h às 12h).
Zoológico de Curitiba, Rua João Miqueletto, 1.500, Alto Boqueirão