Considerada um dos símbolos das tradições ucranianas em Curitiba, a Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demétrio, no bairro Mercês, passa por uma transformação luminosa. A igreja, construída em 1960 na Avenida Cândido Hartmann, está sendo preparada para receber uma nova iluminação cênica em tecnologia LED, que destacará a bela arquitetura em estilo bizantino.
As equipes do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) começaram na segunda-feira (19/6) os trabalhos na infraestrutura subterrânea necessária para a instalação dos equipamentos de iluminação em LED.
A iniciativa faz parte do programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos da Prefeitura de Curitiba. A catedral São Demétrio é o último espaço contemplado nessa segunda etapa do programa, que englobou dez espaços públicos da cidade, incluindo sete igrejas e três monumentos.
Experiência visual
Segundo o secretário municipal de obras públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, a nova iluminação será monocromática, utilizando a luz para realçar os detalhes da arquitetura icônica do templo. "Essa tecnologia LED permitirá valorizar ainda mais a beleza da Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demétrio, proporcionando uma experiência visual única para os visitantes e moradores de Curitiba", afirmou o secretário.
O diretor do Departamento de Iluminação Pública, Tony Malheiros, ressaltou a importância do projeto para a preservação dos locais históricos da cidade. "Ao incluir a Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demétrio neste programa, estamos estimulando o sentimento de pertencimento, valorizando a cultura e a história de Curitiba", destacou Malheiros.
Localizada na Avenida Cândido Hartmann, 1.310, próxima ao Parque Barigui, a catedral é a segunda sede da paróquia ucraniana ortodoxa de São Demétrio, fundada em fevereiro de 1933. Durante a construção da igreja, as funções litúrgicas foram realizadas na casa paroquial. A região onde se encontra a igreja já foi conhecida como Campo da Galícia, em referência à região da Ucrânia de onde vieram os primeiros imigrantes ucranianos.
Além da Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demétrio, outros espaços da cidade, como as igrejas Sant'Ana de Abranches, Santa Terezinha do Menino Jesus, Antioquina São Jorge, Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani, o Santuário Nossa Senhora de Lourdes e a Fonte do Memorial Paranista também receberam a nova iluminação.
Riqueza cultural e histórica
A nova iluminação cênica dos espaços contemplados no programa será um atrativo a mais para os curitibanos e visitantes, realçando a riqueza cultural e histórica da cidade.
Com a inclusão desses espaços no programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos, a Prefeitura de Curitiba amplia estratégias de valorização do patrimônio histórico. A iniciativa visa estimular o sentimento de pertencimento, a preservação dos locais públicos, impulsionar o turismo e fortalecer as atividades comerciais no entorno desses pontos.
PPP
A partir do segundo semestre, os serviços de iluminação pública da capital serão prestados pela Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba S.A. Essa parceria público-privada (PPP) representa um marco para a cidade, proporcionando melhorias na qualidade dos serviços e na eficiência energética, além de trazer inovação para a iluminação urbana.