Os presidentes das 50 associações de catadores de material reciclável que fazem parte do programa Ecocidadão se reuniram nesta quarta-feira (18/12) com a equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O encontro, realizado na sede da secretaria, marcou o encerramento das atividades do ano e teve como objetivo discutir ajustes operacionais e promover a confraternização dos associados.
Durante a reunião, a diretora do departamento, Leila Zem, solicitou a ampliação do horário de trabalho das associações até o dia 25 de dezembro e após o dia 1º de janeiro. A medida visa atender ao aumento do volume de resíduos recolhidos pela Coleta Seletiva nessa época do ano, que passa de 2,8 mil toneladas mensais para cerca de 3,5 mil toneladas, devido às festas de fim de ano.
“Precisamos que as associações fiquem atentas para a chegada e descarregamento dos caminhões até mesmo à noite. Há a ampliação do trabalho, mas isso também representará um aumento do valor do salários dos associados”, explicou Leila.
Panetones
A reunião teve ainda um momento de celebração com a entrega de 1.000 panetones doados pela empresa Festtone, patrocinadora do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024. Os panetones foram distribuídos proporcionalmente entre as associações participantes do programa.
Emerson Francisco Vieira, presidente da Associação Mundo Verde, que fica no Parolin, destacou a importância da ação. “As pessoas que trabalham nos barracões são bastante carentes, e qualquer presente que simbolize o Natal é muito significativo para todas.”
Zeneide Alves Pinage, da associação Arepar, agradeceu também o apoio do município aos catadores, principalmente às reivindicações apresentadas pela categoria. Ela destacou que entre os benefícios concedidos pela Prefeitura está o vale-alimentação que passa a ser pago em janeiro de 2025. Cada associado receberá R$ 20 por dia trabalhado. “Isso vai ajudar muito porque assim a gente pode comprar a marmita na hora do almoço”, disse.
A reunião contou ainda com a participação de técnicos do Departamento de Educação Ambiental: Jane Chaves, Tatiana Figueiredo, Euro Palu e Ary Bandeira.
Ecocidadão
As associações de catadores de material reciclável de Curitiba recebem, fazem a triagem e comercializam resíduos da coleta seletiva da cidade.
Cada cooperativa participante do Ecocidadão é remunerada conforme a quantidade de material recebido e valor utilizado para cobrir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados em barracões que atendem esta etapa da cadeia do lixo.