Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Combate ao Aedes aegypti Aedes

Catadores de material reciclável recebem informações da Prefeitura sobre cuidados com a dengue

Catadores de material reciclável do Ecocidadão recebem informações da Prefeitura sobre cuidados com a dengue. Curitiba, 23/01/2025. FOTO: Divulgação/SMCS

Nesta quinta-feira (23/01), dezenas de associados do Ecocidadão, o programa municipal de fortalecimento da cadeia de reciclagem, participaram de uma palestra sobre os cuidados e prevenção à dengue. A iniciativa foi convocada pelo departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e aconteceu no auditório do órgão, nas Mercês.

As informações foram repassadas pela coordenadora da Equipe de Campo de Agentes de Endemias, da Secretaria Municipal da Saúde, a bióloga Tatiana Fioriti Robaina Bausewein. Ela reforçou a importância de evitar o acúmulo de água em recipientes de todo tipo e tamanho. 

Segundo a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem, a palestra foi bem produtiva e os associados interagiram bastante, fazendo perguntas e tirando dúvidas. 

“Foi explicado quais são as características do mosquito da dengue, e também sobre zika e chikungunya, foi muito legal. Se nós cuidarmos do local em que a gente trabalha e cuidarmos da nossa casa, já é um grande avanço de mudança de comportamento para poder evitar o mosquito da dengue”, afirmou Leila.  


Medidas da Prefeitura


Nos primeiros dias do ano, o prefeito Eduardo Pimentel determinou a criação do Plano Municipal de Combate à dengue com ações intersetoriais para consolidar e ampliar as estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Entre as ações previstas, estão a ampliação dos mutirões de recolhimento de resíduos, que passarão a ocorrer duas vezes por semana. 

“Nós só vamos vencer esse desafio, esse problema de saúde pública nacional, em conjunto. A Prefeitura está se organizando, está preparada intersetorialmente, mas nós precisamos do apoio das famílias, das pessoas da cidade de Curitiba para, em conjunto, enfrentar essa situação”, disse o prefeito Eduardo Pimentel no lançamento da ação. 

Números

Em 2024, foram registrados 17.813 casos de dengue em Curitiba e oito mortes. Foi o primeiro ano em que o número de casos autóctones (em que a contaminação ocorreu na cidade) superou os casos importados (contaminação ocorreu em outros locais). Foram 12.736 autóctones e 5.077 importados em Curitiba em 2024.