A exposição Os Seis Melhores Médicos do Mundo, dos fotógrafos César e Silvia Roman, reúne fotografias de mulheres que sobreviveram ao câncer, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção a doença. No mês de agosto, os retratos ficarão expostos na Casa da Mulher Brasileira.
O projeto é uma parceria com a ONG Anjos Sem Asas, cujo trabalho oferece apoio e doações a pacientes oncológicos. O trabalho conjunto criou a campanha Outubre-se, para que a exposição torne-se também um ponto de coleta de donativos para quem está tratando a doença e em situação de vulnerabilidade social. Segundo Silvia, o projeto pretende expandir a campanha Outubro Rosa, de ações contra o câncer de mama, de janeiro a janeiro.
“Queremos que as pessoas se importem o ano todo, não apenas em outubro, porque mulheres enfrentam e tratam esta doença o ano todo e precisam de apoio o ano todo. Esse projeto é sobre a valorização da vida”, afirma Silvia.
A exposição fotográfica é itinerante e já passou por mais de dez diferentes espaços em Curitiba, incluindo a Câmara de Vereadores e a Assembleia Legislativa do Paraná, além de espaços dedicados especialmente à conscientização sobre o câncer de mama.
São nove retratos de pessoas que estão tratando ou já trataram o câncer. Inspirados nos "seis melhores médicos do mundo" (luz do sol, descanso, exercício, dieta, autoestima e amigos) segundo o artista do cinema Charles Chaplin, o casal criou a campanha como uma forma de valorizar a vivacidade. “Os retratos representam os pilares de uma vida boa e saudável. A luz do sol, a fé, o exercício, a dieta, a autoestima, o descanso, os amigos, o autocuidado e a solidariedade”, explica.
A decisão de receber os retratos na Casa da Mulher da Brasileira foi tomada porque o câncer é também uma forma de violência, segundo a coordenadora geral Sandra Praddo.
“Nós falamos dessas violências em meses emblemáticos, como o Outubro Rosa ou março, mês da mulher. Mas é necessário falar de prevenção todos os dias e é essa a proposta da campanha Outubre-se. Todos os dias devemos estar preparados para enfrentar esses cânceres, essas violências e previni-las”, afirma.
Até setembro deste ano, durante cada mês, os retratos estarão expostos em locais diferentes. Em outubro, mês da prevenção ao câncer de mama, a exposição estará no Museu da Imagem e do Som.
Serviço: Projeto Outubre-se
Local: Casa da Mulher Brasileira (Avenida Paraná, 870, Cabral)
Horário: diariamente, 24h
Telefone: (41) 3221-2701 / 3221-2710