Nesta sexta-feira (4/4), a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba (CMBC) recebeu encontro do Ministério das Mulheres, em conjunto com o Ministério dos Povos Indígenas. O objetivo foi discutir e planejar estratégias para a proteção e atendimento às indígenas vítimas de violência.
O encontro contou com a participação de especialistas na área, dentre eles Pagu Rodrigues, diretora em exercício de Proteção e secretária nacional de Enfrentamento à Violência; Barbara Antunes da Silva, da Coordenação de Política para Mulher da Secretaria Nacional de Articulação e Promoção dos Direitos Indígenas do Ministério dos Povos Indígenas; Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres da Prefeitura; e Sandra Praddo, coordenadora da Casa da Mulher Brasileira de Curitiba (CMBC).
Um dos pontos da reunião foi a apresentação de uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Paraná, coordenada pelo professor dr. Marcos Claudio Signorelli, sobre a violência contra mulheres indígenas e as abordagens de Rede Intersetorial na Casa da Mulher Brasileira. Esta pesquisa visa identificar as necessidades específicas das mulheres indígenas para a implementação de medidas de atendimento às vítimas de violência.
Além disso, os ministérios estão em consultoria com a ONU para revisão das diretrizes da Casa da Mulher Brasileira, focando a atualização dos protocolos de atendimento, levando em consideração as especificidades das mulheres indígenas, ciganas e negras. Há também planos para implantação de Casas das Mulheres Indígenas, de acordo com a demanda identificada, para aprimorar a Rede de Atenção.
Os representantes dos ministérios fizeram visita técnica à Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, seguida de uma visita à Casa de Passagem Indígena.
Também participaram do encontro Marli Teixeira, assessora da Igualdade Étnico Racial, e Daniel Cavanese, da Coordenação de Acompanhamento da Política da Saúde Indígena.