Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Parque Barigui

Casa da Leitura mantém viva a memória de Manoel Carlos Karam

Casa da Leitura Manoel Karam. Curitiba, 29/08/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Procuram-se leitores interessados no encontro entre a boa literatura e momentos agradáveis desfrutados na natureza. A Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, localizada entre as árvores do Parque Barigui, ao lado de um dos estacionamentos, oferece uma ilha de conhecimentos, lazer e cultura para quem gosta de ficar na companhia de um bom livro.

Criada em 2006, é a primeira Casa da Leitura da cidade e carrega em seu nome uma homenagem a um dos principais personagens da literatura regional.  Embora não tenha nascido em Curitiba, Manoel Carlos Karam passou uma boa parte da sua vida na capital paranaense. Natural de Rio do Sul, em Santa Catarina, o autor se mudou para Curitiba em 1966, aos 19 anos, onde viveu até sua morte, em 2007.

Jornalista, escritor e dramaturgo, Karam foi um homem de múltiplas faces, como explica a mediadora da Casa da Leitura, Danielle Campos.

“Ele era uma pessoa muito teatral e isso reflete na sua escrita, que é irônica e crítica, com um humor mais ácido”, comenta Danielle Campos.

Acervo do Karam

Fruto de doação da família do escritor, uma grande parte de seu acervo pessoal se encontra no espaço. A administradora da Casa, Ísis Lemes relata que suas influências são claras. “Muitas referências do Karam vêm dos escritores surrealistas e isso é visível nas obras dele”, declara Danielle. 

A estimativa da administradora é de que existem cerca de seis mil títulos na Casa, dos quais aproximadamente 400 são do acervo de Manoel Carlos Karam. O espaço abriga todo tipo de literatura, consumido por diferentes faixas etárias, com um andar destinado exclusivamente à literatura infantil e infanto-juvenil.

Além do empréstimo de livros, que pode ser realizado de forma gratuita mediante cadastro, o espaço recebe excursões escolares e de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Ainda, um auditório que conta com pôsteres das peças escritas por Karam serve como espaço para palestras e rodas de leitura.

Tarde no parque

A mediadora do espaço, Danielle Campos, explica que o espaço oferecido pela Casa é perfeito para a família inteira. “Muitas vezes a família vem, cada um procura um livro e depois eles podem aproveitar a tarde no parque, aqui do lado. É um espaço muito legal”, conclui.Curitiba tem 17 Casas da Leitura que servem para democratizar o acesso à literatura nos bairros.

Para saber mais sobre a Casa Manoel Carlos Karam e as demais, consulte aqui:

Serviço

Endereço: Rua Batista Ganz, 453

Telefone: (41) 3240-1101

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30