A Casa Culpi, edificação histórica da regional Santa Felicidade, construída por imigrantes italianos em 1887, abriu as portas nesta segunda-feira (4/12) para ofertar seu primeiro curso gratuito de qualificação profissional para a comunidade. O espaço foi reinaugurado no último dia 23 e passou a abrigar a quarta unidade de Escola de Segurança Alimentar da Prefeitura de Curitiba.
Um grupo de mulheres, a maioria atendida pela Fundação de Ação Social (FAS), participa das aulas do curso Comida Natalina, que faz parte da programação de dezembro do Programa Liceu de Ofício e Inovação, que oferta cursos de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional para os curitibanos. As aulas ficam por conta de uma instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Até a próxima sexta-feira (8/12), as alunas terão a oportunidade de aprender o preparo de saladas, carnes, aves e peixes, acompanhamentos e sobremesas tradicionais natalinas, assim como a montagem e decoração dos pratos, segundo a instrutora do Senac Bárbara do Nascimento.
Além disso, elas receberão informações sobre higiene na manipulação de alimentos, seleção, conservação e armazenamento dos ingredientes usados nas receitas, utensílios e equipamentos necessários para o preparo de pratos e armazenamento dos alimentos prontos.
“Atendendo uma demanda da própria comunidade e do prefeito Rafael Greca, a Casa Culpi abre as portas como um ambiente para promoção da gastronomia, da cultura italiana e da formação do turismo”, disse o gerente do Programa Mesa Solidária e das Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Admaro Anderson Pinto.
Geração de renda
A gerente do Programa Liceu de Ofícios e Inovação, Joicy Cristiane da Silva, explicou que os cursos voltados para a gastronomia natalina começaram a ser ofertados em novembro com o objetivo de qualificar principalmente as pessoas que estão fora do mercado de trabalho e buscam uma forma de gerar renda ainda este ano.
Atendida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Felicidade, Josiane Horácia, faz parte da primeira turma do curso Comida Natalina. Desempregada, ela contou que já trabalhou durante anos como camelô, no Centro, mas acabou perdendo o ponto em função de uma depressão.
“Com esse curso quero aprender receitas de pratos que eu possa fazer e vender agora no Natal, para ter uma renda maior”, diz a mulher que atualmente vive com o filho de 14 anos apenas da renda do Bolsa Família.
As irmãs Selma Culpi e Sandra Culpi Menegusso, netas dos antigos proprietários da Casa Culpi, também participam das aulas. Enquanto Sandra quer aprender receitas para fazer para a família, Selma busca se qualificar na área da confeitaria, paixão que descobriu durante a pandemia da covid-19 e caminha para se tornar sua nova profissão.Fotógrafa e autônoma, Selma contou que passou a fazer doces usando os cadernos de culinária da mãe, falecida há 17 anos. “Eu sentia saudade de comer as sobremesas que ela fazia, e assim descobri que eu adoro a confeitaria”, disse. Atualmente, Selma já faz doces sob encomenda.
Parceria
Além de cursos de gastronomia, a Casa Culpi oferecerá capacitações na área de turismo. Ainda em clima de Natal, o próximo curso a ser ofertado no local será o de Confeitaria Natalina, também do Programa Liceu de Ofícios e Inovação.
Quem participar terá a oportunidade de aprender as técnicas de preparo de panetones, tradicionais e recheados, bolos e roscas natalinas, além de higiene na manipulação de alimentos, mise-en-place, com informações sobre ingredientes, utensílios e equipamentos, apresentação e decoração dos produtos, conservação, prazo de validade, além de embalagens para o melhor armazenamento e comercialização.
A Casa Culpi é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, a Fundação Cultural de Curitiba, o Instituto Municipal de Turismo e a FAS.
A casa abrigará também uma série de atividades, incluindo exposições culturais sobre a imigração italiana, a história da família Culpi e a influência italiana na região, caracterizando-se como um espaço multifuncional dedicado à celebração dos 145 anos da imigração italiana para Curitiba, comemorados em novembro.