O Carnaval 2022 em Curitiba será novamente celebrado em ambientes virtuais. A decisão pelo formato digital da festa popular foi tomada nesta terça-feira (21/12), pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), em atendimento ao pedido da Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Curitiba e Região Metropolitana.
Em setembro a FCC lançou edital de apoio às comunidades carnavalescas da cidade deixando o formato dos projetos flexível, podendo ser tanto virtual como presencial, dependendo do cenário da pandemia.
“O apoio às nossas tradicionais escolas de samba e à economia criativa que gira em torno da festa popular está garantido. Embora a pandemia em Curitiba esteja controlada, vamos seguir o caminho da prudência", disse o prefeito Rafael Greca.
O carnaval curitibano chegou a reunir, nos últimos anos, até 2019, mais de 40 mil pessoas nos dois dias de desfiles na Avenida Marechal Deodoro.
O pedido da Liga das Escolas de Samba pelo formato digital do Carnaval tem respaldo do Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.
Apoio
O edital do Fundo Municipal da Cultura contemplou oito escolas de samba e três blocos carnavalescos. O valor total do edital foi de R$ 600 mil e assim como na edição anterior, o Carnaval 2022 será celebrado com exibições virtuais dos aprovados.
Os vídeos produzidos serão transmitidos nos dias do Carnaval pelas redes sociais da Prefeitura, da FCC e também no Coreto Digital do Passeio Público.