A 40ª Oficina de Música de Curitiba – Edição Especial de Inverno recebe, em sua segunda semana de programação, o cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown. Um dos artistas mais criativos da música brasileira apresenta na quarta-feira (5/7), às 20h, no Teatro Positivo, o show Umbalista. Ingressos estão à venda na plataforma Diskingressos.com.
Brown vai fazer um show mais intimista, em que canta e toca percussão acompanhado por um quarteto de músicos. Ele apresentará suas composições e canções feitas em parceria com Arnaldo Antunes, Marisa Monte e outros grandes nomes da MPB.
Na segunda parte do espetáculo, o músico cantará com a Orquestra à Base de Sopro, grupo musical do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, com direção de Sérgio Albach.
Mais música
A partir desta segunda-feira (3/7), a Oficina de Música terá uma programação diversificada de shows, concertos, recitais e debates. Terá continuidade o III Simpósio Brasileiro de Musicologia, com palestras de alto nível sobre a história da música no Brasil e pesquisas sobre a produção musical brasileira.
Os concertos durante o simpósio são temáticos. Peregrino: Influências na História do Brasil Meridional é o tema do recital de encerramento, com o grupo Ilex Pro-Arte, dia 6 de julho, na Capela dos Fundadores (Memorial de Curitiba).
Também acontece na semana o 1º Festival de Música de Câmara de Curitiba, com concertos, palestras e masterclasses na Capela Santa Maria. O festival começa na terça- feira (4/7) e vai até domingo (9/7). O Quarteto Poty, o Duo Marimboré e a Orquestra Regional Paranaense são algumas das atrações.
Para crianças
O Grupo Tupi Pererê se apresenta terça-feira (4/7) para 500 crianças da rede municipal de ensino, na Praça do Iguaçu (Memorial de Curitiba). O grupo fará uma grande brincadeira com palavras e canções, fazendo a plateia de curitibinhas entoar e cantar a leveza da vida. As crianças também estão em várias apresentações do Afina-se, tradicional programa de fim de semestre do Conservatório de MPB de Curitiba.
O Teatro do Paiol terá mais dois shows da Oficina de Música. Terça-feira (4/7) vai ter Choro em Família, com o Trio Julio, formado pelos irmãos Magno (percussão), Marlon (violão de 7 cordas) e Maycon (bandolim). O trio interpreta músicas autorais e de grandes compositores da música brasileira, passeando por diversos gêneros, como choro, samba, baião e maxixe.
Quinta-feira (6/7) o palco do Paiol estará com o Onírika Trio, formado por mulheres: Lari Finocchiaro (voz), que na Oficina orienta o inédito curso de asalato, Érica Navarro (violoncelo) e Mariana Rodrigues (piano). No repertório, composições próprias e de compositoras contemporâneas.
Capelas e oratórios
Voltando para o erudito, no fim da semana a programação tem como atrações o Recital das Ave Marias, de canto e piano, com a mezzo soprano Carol Osternack e a pianista Priscila Malanski. O duo apresenta, dia 8, na Capela da Glória, versões de Ave Marias de Bach, Caccini, Schubert, Massenet, Mascagni, Verdi e outros.
Fechando a programação, no domingo, 9 de julho, o concerto de guitarra barroca “ons e danças ibero-americanas do século XVIII, com o curitibano Roger Burmester. Será às 15h30, no Oratório de Bach (Bosque Alemão).
Confira a programação completa da 40ª Oficina de Música de Curitiba – Edição Especial de Inverno no Guia Curitiba.
A Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com o apoio de Família Farinha, Unespar - Escola de Música e Belas Artes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Centro Cultural Teatro Guaira, UP Experience e Teatro Positivo.