A terceira edição da Caravana Étnico-Cultural atraiu cerca de 300 pessoas ao Clube da Gente do Bairro Novo neste fim de semana.
Além das atrações artísticas e da feira de artesãos, o evento no sábado (8/10) também envolveu estudantes dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) Moradias Olinda e Telma Fontoura, que apresentaram trabalhos sobre valorização da cultura negra, além de uma programação especial para o Dia das Crianças.
A Caravana Étnico-Cultural é um programa criado pela Prefeitura como forma de ampliar a representatividade e disseminar a cultura de negros, indígenas e ciganos.
Homenagens
Como forma de reconhecer o trabalho dos servidores junto à comunidade, o evento homenageou um grupo de cinco servidores: Emílio José Alves, Rosilda Mota Silvério, Regina Márcia de Oliveira, Edivaldo Teixeira Soares e Luzia Simplício da Silva.
Edivaldo, por exemplo, é diretor de CMEI e pesquisador na área da Educação. Ele foi um dos participantes da primeira edição do projeto Narrativas Afro-Curitibanas, outra das iniciativas de Igualdade Racial desenvolvidas em Curitiba. (link)
Toda a cidade
Além do Bairro Novo, já foram realizadas caravanas na CIC e no Cajuru. Ainda este ano, ocorrerão as de Santa Felicidade e do Tatuquara. O evento chegará a todas as dez regionais da cidade.
A assessora de Promoção da Igualdade Racial da prefeitura de Curitiba, Marli Teixeira Leite, destaca a importância das caravanas para consolidação e ampliação das políticas públicas na área, além das oportunidades de exposição para apresentações artísticas e também pela feira de artesãos.
“É importante oferecer oportunidades para artistas e empreendedores negros, indígenas e ciganos”, diz ela. “Cultura e arte são ótimas formas de diminuir preconceitos na comunidade.”
Ações
Entre outras ações implementadas nos últimos anos para promoção da Igualdade Racial, estão: a criação do primeiro Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Igualdade, ampliação do diálogo com a sociedade civil a fim de dar mais visibilidade às questões da área, além de atividades diversas como fortalecimento do afroempreendedorismo, combate ao racismo e programação de combate à intolerância religiosa.
Próximas Caravanas de 2022
- Santa Felicidade – 5 de novembro
- Tatuquara – 19 de novembro