Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Homenagem

Capi Parade inicia exposição itinerante em frente à Prefeitura

Quem passou na frente da Prefeitura de Curitiba nesta segunda-feira (6) pode ver as capivaras em tamanho natural feitas de fibra de vidro da exposição Capi Parede, promovida pelo Shopping Palladium. Curitiba, 06/06/2016 - Foto: Luiz Costa/SMCS

Quem passou na frente da Prefeitura de Curitiba nesta segunda-feira (6) pode ver grandes capivaras feitas de fibra de vidro da exposição Capi Parade, promovida pelo Shopping Palladium. Durante esta semana, as peças serão levadas para diferentes pontos da cidade. No final do ciclo de exposições, as capivaras serão leiloadas e os recursos - inclusive a comissão do leiloeiro Helcio Kronberg - serão usados na compra de cobertores para a Campanha Doe Calor do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). O instituto atende mais de 500 mil pessoas por ano. Em 2015, 170 mil foram atendidas pela campanha Doe Calor.

“As capivaras são animais que representam Curitiba. Estas estão lindas, coloridas e são para uma bela iniciativa para ajudar ao próximo”, destacou Eliane Decke, ao passar em frente à Prefeitura para ir ao banco.

O autor da capivara Cory, o artista plástico Di Magalhães conta que a escolha do nome remete a cidade de Curitiba. "É muito bom participar de uma iniciativa como essa que une arte e ação social. Retratei as capivaras, os pinheiros e o cuidado que temos que ter com o meio ambiente”, explica. O prefeito Gustavo Fruet prestigiou a exposição e registrou a instalação da Capi Parade na Prefeitura.

Oito capivaras de fibra de vidro em tamanho maior que o natural foram pintadas por personalidades convidadas: os artistas plásticos locais Dani Henning e Di Magalhães; o conceptual artist Luiz Pagano e o cenógrafo e artista plástico Juarez Fagundes, ambos de São Paulo; o humorista Diogo Portugal; o arquiteto e urbanista Jaime Lerner; os designers da ProDesign>PR; e o Rei Pelé, que autografará uma camiseta verde amarela que veste uma das esculturas. O projeto foi criado em 2008 por Luiz Pagano, de São Paulo, que assina uma das capivaras.

A Capi Parade poderá ser vista em diversos locais da capital. A exposição itinerante vai até o dia 12 passando pela Boca Maldita, Praça Santos Andrade, Praça Rui Barbosa, Jardim Botânico, Mercado Municipal e Parque Barigui.

A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Rede de Proteção Animal de Curitiba, do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), da Deiró Moving Ideas e do leiloeiro Helcio Kronberg.

O leilão das esculturas será realizado no dia 16 de junho, no Palladium Curitiba. Mais informações podem ser obtidas através dos sites: http://www.palladiumcuritiba.com.br/capiparade/#   e http://www.kronberg.com.br/#venda-tab

Confira o roteiro da Capi Parade em Curitiba, até dia 12 de junho, sempre das 8h às 20 horas.

7 de junho: Rua XV (Boca Maldita)

8 de junho: Praça Santos Andrade (em frente ao prédio da Federal)

9 de junho: Praça Rui Barbosa

10 de junho: Jardim Botânico

11 de junho: Mercado Municipal

12 de junho: Parque Barigui