Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Asfalto novo

Capão Raso tem 3,4 km de ruas requalificadas por obras da Prefeitura de Curitiba

Obras de reciclagem de pavimento na rua Jaime Rodrigues da Rocha, no Capão Raso. Curitiba, 06/12/2022. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

 

A Rua Jaime Rodrigues da Rocha, no bairro Capão Raso, é uma das 1.283 vias da cidade que recebe obras de requalificação do pavimento a partir do programa Asfalto Novo, da Prefeitura de Curitiba. A obra que vai assegurar asfalto novo em 1.765,30 metros da rua, desde o cruzamento com a Rua Winston Churchill até o final da via, passou pela vistoria técnica do prefeito Rafael Greca na manhã desta terça-feira (6/12).  Ainda no Capão Raso, outras três ruas recebem a melhoria, somando 3.460 metros (3,4 km) de asfalto novo no bairro, na divisa com o Pinheirinho.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

“São quase 3,5 km de asfalto novo no Capão Raso para tornar melhor a vida das pessoas que moram e circulam neste importante bairro de Curitiba. Obras como essas também alcançam outras regiões da cidade”, disse Greca.

 

 

O prefeito esteve no local acompanhado pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e foi recebido por moradores que foram ao encontro do prefeito agradecer as melhorias para o bairro. Iniciados no dia 25 de novembro, os serviços na Rua Jaime Rodrigues da Rocha têm previsão de conclusão até o fim desta semana. 

Fala Curitiba

A intervenção havia sido reivindicada pela comunidade por meio do Fala Curitiba, o programa de audiências públicas da Prefeitura. A dona de casa Madionir Correia Daniluz, moradora do bairro há 32 anos, é uma das solicitantes da obra e ela acompanha dia a dia a execução dos serviços.

“Estava feia a situação, eram muitos buracos e apenas a manutenção com tapa-buraco não resolvia mais, além dos alagamentos que passaram a se tornar frequentes. Estamos contentes pela atenção e pelos serviços que já constatamos que são de qualidade”, disse Madionir.

O comerciante Valdemir Jorge, da banca de frutas Nego Varejão, afirma que o novo asfalto deve impactar também na melhoria do comércio. “Com asfalto lisinho, sem a buraqueira, as pessoas vão circular mais e chegar com mais facilidade na minha loja. Aprovei, estou feliz e agradecido”, disse Jorge.

Outro morador satisfeito é o mecânico industrial Ricardo Riffel, que além da moradia mantém a oficina de produção de estruturas industriais no local. “Era tanto buraco que a rua trepidava com o movimento dos caminhões, com asfalto novo isso não vai mais acontecer. Obra muito esperada e bem-vinda”, contou Riffel.

Vias contempladas

Outras ruas próximas recebem a mesma melhoria. A via paralela, a Olindo Sequinel, a requalificação do pavimento iniciada na segunda-feira (5/11) acontece em 1.513 metros, no trecho compreendido entre a Rua Winston Churchill e Rua Lauro Corona. Nas ruas Alberto Kramer e Francisco de Camargo Pinto, que cortam as duas ruas paralelas, a manutenção acontece em 91 metros de extensão de cada uma das vias.  

Ainda no Capão Raso, há outra frente de obra para recuperar o asfalto da Rua Jandevir Roberto Cecato, nos 425 metros compreendidos entre a Rua Bortolo Gusso e a Rua Santa Regina.

A técnica usada nas obras transforma ruas com asfalto primário em vias com asfalto de boa qualidade. Pelo processo de reciclagem, a camada de antipó danificada é removida e o pavimento ganha reforço estrutural. O asfalto antigo, então, é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Depois, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico. A última etapa é a sinalização da via que será realizada nos próximos dias.

Pela cidade

O mesmo método será usado ao longo desta semana na manutenção do pavimento de outras vias da cidade.  Estão programadas as obras nas ruas Professor João Soares Barcelos, no Hauer, que receberá a melhoria em 1.600 metros, desde a Rua Waldemar Loureiro de Campos até a Rua Hipólito da Costa; e a Rua Caeté, no Pradro Velho, com os serviços executados nos 142 metros do trecho entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto até o final da via.

O trabalho da Prefeitura para requalificar os caminhos dos cidadãos reúne ainda obras de fresa e recapeamento asfáltico, com os serviços ampliados nesta semana para a Rua Nestor de Castro, nos 322 metros de trecho entre a Rua Barão do Cerro Azul e Doutor Muricy, no Centro; e na Rua Professor José Moscalewski, no Pilarzinho, no trecho de 538 metros entre a Rua Santa Cecília e Rua João Pereira da Silva.

De acordo com secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, as obras para restaurar a malha viária da cidade acontecem nos bairros das dez administrações da cidade. “É um trabalho contínuo, a partir das demandas apresentadas pela população e que vai avançando dia a dia. Já são 730 quilômetros de asfalto novo desde 2017 e uma programação robusta pela frente, com mais centenas de obras de pavimentação já programadas ou em fase de programação”, diz Rodrigues.  

Desde 2017, o programa soma 1.503 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.283 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

Em alta