O Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba promoveu capacitação para cerca de cem colaboradores do Clube Curitibano, em dois encontros realizados na sexta-feira (21) e nesta quarta-feira (27/10).
Com a ação, o departamento chegou a 40 capacitações realizadas este ano nos mais variados órgãos e instituições, como o Tribunal Regional Eleitoral, setores da administração municipal, museu e hospital.
O trabalho, que é realizado de maneira permanente e pode ser solicitado por quaisquer instituições, públicas ou privadas, visa a disseminar conhecimentos importantes para quebra de barreiras, melhorando assim a inclusão social das pessoas com deficiência.
“Com as capacitações, levamos mais informação, mais respeito e, portanto, mais inclusão”, diz Denise Moraes, diretora do departamento da Prefeitura de Curitiba. “É uma forma também de diminuir preconceitos.”
A capacitação é especialmente importante em locais onde há atendimento de público e/ou grande movimento. Quanto mais as pessoas forem cientes das boas práticas na área, melhores as condições de inclusão para as pessoas com deficiência.
Receptividade
De acordo com a gerente do departamento de inclusão do Clube Curitibano, Diva Maria Benassi, a receptividade da ação foi muito boa e o evento, marcado por muito aprendizado. “De modo geral, todos se sentem agora mais preparados para prestar o atendimento adequado”, avalia.
Denise destaca também que um dos aspectos positivos do encontro no clube foi que os participantes apresentaram várias questões de seu dia a dia, o que ajuda nos encaminhamentos práticos.
Perfil
As capacitações tratam diversos temas ligados às pessoas com deficiência, como terminologia e comportamentos apropriados, categorias de deficiência e formas de acessibilidade.
Os encontros também costumam ser úteis para que os especialistas do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência possam dar dicas de melhorias de acessibilidade para os locais por onde passam, caso isso seja necessário.
Além disso, uma parte importante da ação é a dinâmica prática, que permite aos participantes vivenciar as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência.
O trabalho é feito em torno de cinco modalidades de deficiência: intelectual, visual, auditiva, física e do espectro autista.
Garantia de direitos
O departamento municipal atua para garantir que os direitos da pessoa com deficiência sejam cada vez mais cumpridos e encampados pela sociedade.
Além de apoiar instituições na área da inclusão, os serviços do órgão incluem a Central de Libras (a Língua de Sinais), que presta atendimento para população surda, apoio psicossocial, orientação jurídica, transporte de pessoas com deficiência, realização de feiras de emprego e apoio permanente à empregabilidade.
Como solicitar a capacitação
A capacitação, que é um serviço gratuito e realizado de acordo com a disponibildade da agenda, pode ser solicitada ao Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência por meio do telefone: (41) 3221-2272 ou e-mail sedpcd@curitiba.pr.gov.br
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