O papel do servidor no atendimento à população em situação de rua em Curitiba foi o tema central de uma capacitação promovida pela Fundação de Ação Social (FAS) nesta segunda-feira (27/5). Durante todo o dia, o evento reuniu pessoas que trabalham com esse público, na sede da FAS, no Campo Comprido.
Entre os assuntos abordados estiveram a política nacional, o Plano Ruas Visíveis - Pelo direito ao futuro da população em situação de rua, lançado pelo governo federal em dezembro de 2023, para promover a efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua, além do fluxo de trabalho durante a Operação Inverno 2024. Lançada em 15 de maio, a ação amplia os serviços de abordagem social e acolhimento a pessoas em situação de rua, durante os meses em que são registradas as menores temperaturas na capital.
Qualificação dos serviços
De acordo com a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Grace Puchetti Ferreira, a capacitação tem o objetivo de melhorar ainda mais os serviços de abordagem social e o atendimento prestado à população de rua, que aumentaram nos últimos dias, devido a chegada das primeiras ondas de frio deste ano.
“A Operação Inverno é uma ação grandiosa, e essa capacitação vem para ampliar ainda mais esse serviço. Tanto nas abordagens, quanto no acolhimento e encaminhamento dessas pessoas atendidas”, destacou a diretora.
A capacitação contou com a presença do procurador do município, José Carlos do Nascimento, que falou sobre os princípios da administração pública, destacando a ética, perfil e comportamento dos servidores. “É importante que todos os servidores conheçam seus direitos e deveres, pois essa compreensão vai refletir na qualidade do serviço prestado à população”, disse.
Operação Inverno 2024
Iniciada em 15 de maio, a Operação Inverno 2024 segue até 30 de novembro. Durante esse período, a FAS mobilizará mais equipes nas ruas das 18h à 1h, intensificando o trabalho contínuo que já é realizado diariamente. Além das equipes da Central de Encaminhamento Social (CES), que operam 24 horas por dia, a ação conta com o reforço de nove equipes adicionais nas dez regionais para oferecer acolhimento às pessoas desabrigadas. Atualmente, a FAS dispõe de 32 unidades de acolhimento, com capacidade para 1.542 pessoas, número que pode ser ampliado conforme a necessidade.