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Vale do Pinhão

Capacitação do Novo Bom Negócio muda a vida de empreendedores

Para empreender e fazer o negócio um sucesso é preciso se capacitar. Em dezembro do ano passado, 156 alunos se formaram na primeira turma do novo Bom Negócio – Vale do Pinhão, programa de capacitação em negócios gratuito da Prefeitura. Na imagem, Mariana de Souza Godoy, 24 anos, proprietária de uma loja online de camisetas - Curitiba, 05/12/2018 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Para empreender e fazer o negócio um sucesso é preciso se capacitar. Em dezembro do ano passado, 156 alunos se formaram na primeira turma do novo Bom Negócio – Vale do Pinhão, programa de capacitação em negócios gratuito da Prefeitura. Mas não basta apenas aprender o teórico, é preciso colocar em prática o que assimilou. 

Para alguns dos formandos do projeto, os resultados já começaram a aparecer um mês depois de concluírem todas as etapas da formação, que tem aulas à distância e presenciais.

Proprietária de uma loja on-line de camisetas, Mariana de Souza Godoy, 24 anos, conta que depois da conclusão do curso ela ganhou muito mais inspiração para o trabalho. “Além de eu ter aprendido várias teorias e ferramentas, pude ver que existe muita coisa e muitas pessoas para dar apoio e fazer o negócio dar certo”, avalia ela, que é sócia no empreendimento com o namorado, Juan Carvalho, 25 anos.

A sensação de confiança também aumentou, assegura ela,  com os contatos que fez durante o curso, que acabaram gerando mais negócios e parcerias com colegas de turma.

Nova versão

O Bom Negócio – Vale do Pinhão é a nova versão do programa lançado em 2002 e que capacitou cerca de 12 mil pessoas até 2012, quando foi suspenso. A alta demanda por uma capacitação empresarial levou a atual gestão da Agência Curitiba, órgão ligado ao município e responsável pela política de inovação e empreendedorismo da capital, a relançar o curso em 2018.

Agora o programa segue os conceitos do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema para incentivar ainda mais o ambiente da inovação de Curitiba.

O Bom Negócio – Vale do Pinhão conta com uma jornada de 86 horas dividias em três etapas chamadas de “rotas”, que são presencias e à distância (EAD). Na Rota 1, com 16 horas e EAD, são abordados os temas de planejamento, mercado e fianças.

Já a Rota 2 é composta por 14 horas de aulas à distância e workshops. A Rota 3, de 56 horas, é presencial e temática, abordando temas como gestão inovadora; finanças e sustentabilidade; marketing, tecnologia e novos negócios; gestão de pessoas; mercado, produto, vendas e novo cliente; criatividade e inovação; e Startups: nenhum modelo de negócios.

Mentorias

Um dos grandes diferenciais do Bom Negócio – Vale do Pinhão são as mentorias realizadas por especialistas. Os empreendedores recebem orientação para melhoria do negócio, assim como apoio dos mentores, que acompanham o desenvolvimento da micro e pequena empresa. Os participantes podem optar por fazer isso durante a Rota 2.

O consultor Joaquim Oliveira, 54 anos, é um dos mentores que participam do programa e, segundo ele, o trabalho tem a missão de ajudar o empreendedor a enxergar o negócio e seus produtos de outra forma, que o leve para frente. “A presença do especialista é fundamental para ajudar o empreendedor caso ele tenha dúvidas inicias ou no surgimento de imprevistos. Juntos somos mais fortes”, ressalta.

Um dos empreendedores que recebeu a mentoria de Oliveira é Paulo Roberto Ceschin Foggiato, 60 anos, dono de uma panificadora no Hauer que oferece uma linha de pães artesanais gourmet. Para ele, as aulas e o acompanhamento do especialista o ajudaram a rever a estratégia do negócio.

“Eu estou mudando um pouco o foco para concentrar minhas entregas em lugares que eu tenho mais clientes”, revela. Segundo Foggiato, um dos ensinamentos mais importantes foi a importância de saber “quem ele é e onde está o seu público”.

“Assim, eu gasto menos energia e ainda sobra mais tempo para fazer o trabalho”, relata Paulo. Com o reposicionamento do negócio, avalia o padeiro, ele está conseguindo atrair mais clientes e focar no atendimento ao consumidor.

Ele recomenda que outros empreendedores participem do Bom Negócio – Vale do Pinhão.  “Vale muito a pena, sim, participar do curso, ainda mais para pessoas que estão dispostas a reavaliar o que estão fazendo e investir numa ideia”, diz.

Ele aprovou a inclusão das mentorias no curso. “Os especialistas abrem mão de um tempo que poderiam estar trabalhando ou fazendo outra coisa, para ajudar os outros. Não só os mentores, mas os professores dos cursos também”, afirma.

Inscrições

As inscrições para os cursos de 2019 estão abertas e as aulas à distância já podem ser iniciadas no site do Bom Negócio - Vale do Pinhão. Em março, começarão os módulos da etapa presencial (rota 3).

“O programa usa a tecnologia como aliada do crescimento, da adoção de gestões mais modernas, do compartilhamento de ideias e da aposta na economia criativa e colaborativa como estratégia de desenvolvimento”, destaca a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi.

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