Crianças da Escola Municipal Itacelina Bittencourt, no bairro Guaíra, tiveram uma tarde diferente nesta terça-feira (6/9). Elas receberam a visita da border collie Aysha do programa Cão Amigo, uma ação social desenvolvida pelo Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal.
De fevereiro a agosto deste ano, 14.351 pessoas puderam acompanhar as apresentações do projeto Cão Amigo. No período, foram atendidas 11 escolas municipais e 22 CMEIs das dez regionais da cidade, além da participação em outros 16 eventos realizados em colégios estaduais e particulares e da Região Metropolitana de Curitiba.
Durante uma hora de apresentação, as crianças se divertiram com as habilidades de Aysha e ainda discutiram temas como cidadania e o cuidado com os animais.
“Ao longo do primeiro semestre desenvolvemos uma sequência didática com alunos do quarto ano do ensino fundamental sobre a relação dos humanos com os animais e os cuidados que precisamos ter com os pets. O Cão Amigo deu a oportunidade de as crianças experimentarem e vivenciarem na prática tudo aquilo que nós trabalhamos”, explica a vice-diretora da escola Viviane Hoeldtke Ribas.
De acordo com a guarda municipal Simone de Fátima Lima, palestrante do projeto Cão Amigo, as apresentações são adaptadas para diferentes contextos sociais e de acordo com a demanda apresentada pela instituição atendida. “Dentro desse histórico, desenvolvemos nossa temática sempre enfatizando os três “cês”: cuidado, conversa e cidadania”, diz ela.
“A Guarda Municipal tem o papel de fazer essa interlocução com a comunidade. Além de cuidar e oferecer segurança, nós também oferecemos orientação e apoio. Trabalhar esses conceitos desde a infância é fundamental na formação de um cidadão consciente e participativo”, diz o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.
Agendamento
O Cão Amigo pode ser levado até instituições de ensino particulares ou públicas. Os interessados devem enviar uma solicitação de agendamento para o e-mail: caoamigo@curitiba.pr.gov.br.