Os candidatos que concorrem às vagas de conselheiro tutelar de Curitiba nas regionais do Portão e Santa Felicidade terão seus números de eleição atualizados, adicionando o algarismo 5 aos números sorteados anteriormente. A mudança acontece para ajuste ao sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e foi formalizada por meio da Resolução nº 262, publicada nesta segunda-feira (11/9).
A eleição para os conselheiros tutelares será realizada no próximo dia 1º de outubro, abrangendo todas as dez regionais da cidade. Os eleitos exercerão seus mandatos durante a gestão de 2024/2027.
A decisão de alterar os números dos candidatos foi tomada após da Comissão Eleitoral para o Processo Unificado de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar de Curitiba receber, no último dia 23, o Boletim Informativo da 003ª Zona Eleitoral do TRE.
De acordo com o documento, os números dos candidatos não podem iniciar pelos algarismos 0, 8, 9, 00, 88 e 99, pois esses são destinados ao Sistema de Apuração (AS) do tribunal. O boletim foi emitido após o sorteio dos números dos candidatos, o que ocorreu em 29 de julho.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) e presidente da comissão unificada, Cristiane Faria Honório, esclarece que apenas os candidatos das regionais Portão e Santa Felicidade foram afetados por essa restrição nos números. "Seguiremos a orientação do TRE, optando por acrescentar um algarismo aos números sorteados, a fim de garantir a eleição por meio da urna eletrônica," explica.
Orientação
Para garantir que os candidatos estejam cientes das mudanças e para responder a quaisquer dúvidas, a Comissão Eleitoral realizará uma reunião on-line nesta quarta-feira (13/9).
No dia da votação, a Comissão Eleitoral ampliará o atendimento aos eleitores nas duas regionais afetadas pela medida, com acesso a lista com nomes dos candidatos e seus respectivos números de votação, além mais equipes para orientação.
A Resolução nº 262 também inclui a relação que homologa os registros dos candidatos habilitados no processo de escolha, já com a inclusão do algarismo 5 em seus números de eleição.