Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 329 anos

Campo do Santana ganha Escola de Segurança Alimentar e Nutricional

Inauguração da Escola de Segurança Alimentar e Nutricional, unidade Dom Bosco, no Campo Santana, pelo projeto Mesa Solidária. Curitiba, 10/03/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

O projeto Mesa Solidária se expandiu, nesta quinta-feira (10/3), para a região Sul de Curitiba. O prefeito Rafael Greca inaugurou a primeira Escola de Segurança Alimentar e Nutricional, unidade Dom Bosco, no Campo do Santana. O equipamento traz uma nova fase para o programa da Prefeitura, com cursos de capacitação e geração de renda e emprego.

“Teremos aqui uma escola ensinando a cozinhar boas refeições com poucos recursos e a comer comida de verdade, sem veneno. Em uma cidade inteligente como Curitiba, é muito importante que a população saiba cozinhar e comer, em especial neste momento de busca de sustentabilidade”, disse o prefeito Rafael Greca.

A nova unidade vai beneficiar aproximadamente 1.635 mil famílias que englobam aproximadamente 6 mil pessoas do entorno do bairro. O espaço funcionará como um centro de treinamento com o objetivo de auxiliar a comunidade a gerir o próprio negócio.

Haverá aulas na área de empreendedorismo, aproveitamento integral de alimentos e gastronomia. Já estão previstos cursos para aprender a colocar preços nos produtos e desenvolver estratégias de venda, charcutaria, panificação, bolo no pote, confeitaria e churrasqueiro. Para isso contará com parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Organização Não Governamental (ONG) Gastromotiva, entre outros. As opções dos cursos foram demandas levantadas em consultas prévias com a comunidade.

A aposentada Maria Brito Pereira, 70 anos, comemorou a abertura do novo espaço. Ela afirmou que será uma das alunas dos cursos da área gastronômica. “Estou muito feliz com esse espaço que vai nos trazer conhecimento para complementar nossa renda. Amo fazer bolos e salgados e aqui vou poder aprender mais”, disse ela.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, explicou que a nova unidade terá o objetivo de transferir conhecimento em segurança alimentar atendendo as demandas legítimas da comunidade. “Aqui será um ponto de convergência entre o setor privado e as empresas parceiras, as ONG’s, o poder público e a população que será a maior beneficiada com este espaço”, salientou o secretário.

Certificados

Na ocasião da inauguração, representantes das empresas Deycon Comércio e Representações Ltda, Urbano Agroindustrial Ltda, Novilho Nobre Alimentos Ltda e PN Alimentos Eireli receberam do prefeito Rafael Greca um certificado de parceiras do projeto Mesa Solidária. As empresas realizarão doações de gêneros alimentícios ao programa Banco de Alimentos que, por sua vez, serão repassados às entidades que atendem a população em risco social para a produção das refeições servidas no Mesa Solidária.

Reforma

Localizado em uma antiga sede da Associação de Moradores Dom Bosco, na Rua Julio Pereira Sobrinho, 215, o imóvel passou por uma reforma completa para receber a escola. Foram realizadas lavagem e pintura do telhado, adequação da cozinha e reconstrução da churrasqueira, instalação de pisos, azulejos, grades externas de proteção, troca das janelas, forro, beiral, adequação dos dois banheiros para pessoas com deficiência, construção de muro divisório do terreno, textura externa com pintura e reforma do muro externo que vai ganhar posteriormente uma arte de grafite de artistas locais.

As obras, que duraram três meses, foram coordenadas pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, sob a fiscalização do engenheiro Rodrigo Antônio de Almeida. O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, destaca a importância da intervenção para a cidade. “É muito gratificante executar projetos que transformam os espaços urbanos para servir à população que mais precisa da atenção do poder público”, disse Rodrigues.

Mesa Solidária

Lançado no final de 2019 pela Prefeitura, o programa Mesa Solidária expande sua atuação. Além da Escola de Segurança Alimentar e Nutricional do Campo do Santana, mantém atualmente quatro pontos na capital onde ocorre uma ação conjunta de vários órgãos do município e mais de 50 entidades parceiras. Desde o início do programa, já foram distribuídas 641.570 mil refeições gratuitas.

Os quatro pontos do Mesa Solidária estão localizados nos Restaurantes Populares do Capanema e Matriz, no Centro Pop Plínio Tourinho (Rebouças) e atrás da Catedral (Luz dos Pinhais).

Participaram da inauguração o vice prefeito Eduardo Pimentel, os vereadores Pier Petruzzielo, Mauro Bobato, Jornalista Marcio Barros, Beto Moraes, o presidente da Fundação de Ação Social, Fabiano Ferreira Vilaruel, a representante da Associação de Moradores Dom Bosco, Anadir Ribeiro Moura, o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Antônio de Almeida, o superintendente da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira, os administradores das regionais Tatuquara, Marcelo Ferraz, Portão, Gerson Gunha e Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim,  e o assessor de Articulações Políticas Lucas Navarro de Souza.