Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidadania

Campanha valoriza as vivências e os ensinamentos da pessoa idosa

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, lança uma nova campanha para valorização desse público.

 

Às vésperas de 1º de Outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) lança uma nova campanha para valorização deste público. A ação tem o apoio da Prefeitura de Curitiba e da Fundação de Ação Social (FAS) e poderá ser vista a partir desta sexta-feira (30/9) em cartazes nos pontos de ônibus da cidade, nas TVs do transporte público, nas redes socais e em sites.

Esse é o quarto desdobramento de uma campanha ainda maior, que desde julho já tratou de temas como o Dia dos Avôs e da importância da prevenção ao suicídio e à doença de Alzheimer.

“Prestigiar os idosos é reconhecer suas vivências e todo o amor que eles têm a dar para suas famílias, seus amigos e para a comunidade”, ressalta o presidente do CMDPI, José Araújo da Silva.

Destaques

Um dos personagens da campanha é o iraquiano Hikmat Daoud Hanna, 88 anos, que ficou conhecido em todo o país depois de ser fotografado na Feirinha do Largo da Ordem com um cartaz oferecendo aulas gratuitas de inglês.

O gesto de empatia e solidariedade de Henrique, como é chamado no Brasil, viralizou nas redes sociais. Desde fevereiro, ele ganhou um perfil no Instagram, um canal no YouTube e milhares de seguidores que diariamente demonstram o carinho que sentem por ele. As entrevistas também não param, em rádios, jornais, revistas e programas de TV, locais e nacionais.

Nascido em Bagdá, capital do Iraque, Henrique morou na Itália e depois veio para o Brasil. Ao longo da vida aprendeu nove idiomas: árabe, inglês, italiano, português, francês, espanhol, aramaico, esperanto e latim.

 

Campanha

Assim como Henrique, a campanha traz outras pessoas idosas e destaca que eles têm muito a ensinar sobre carinho, família, cultura, companhia e persistência.

Casados há 48 anos, Francisco Liria Magalhães, 71 anos, e Maria Helena Magalhães, 67, também podem ser vistos na campanha. Eles participam ativamente de serviços ofertados pela FAS.

Maria faz aulas de crochê, tricô e bordados e com o marido vai a passeios e bailes organizados pelo município. Há mais de dez anos, fazem parte do Rancho das Flores, grupo de idosos que abre o Carnaval de Curitiba.

“Apesar de problemas de saúde, gosto de ir às aulas, passa o tempo, vejo as amigas”, explica Maria. A dança também está entre as atividades preferidas do casal. Para Maria, ela ajuda a manter a qualidade de vida.

Curitiba garante proteção

Para atender e proteger os idosos e garantir a eles qualidade de vida, a Prefeitura de Curitiba atua em várias frentes. Os serviços são ofertados, principalmente nas áreas da assistência social, saúde, educação, cultura, trabalho, esporte e lazer.   

Para a prevenção de situações de violação de direitos e o atendimento a idosos que já vivem em risco social, a Prefeitura faz o acompanhamento deste público e de suas famílias, oferta acolhimento e até cursos de qualificação a área do trabalho.

Denúncia

Casos de violência contra o idoso em Curitiba podem ser informados pelo telefone 156.