Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mudar é preciso

Campanha Novembro Azul em Curitiba aborda saúde integral do homem e paternidade responsável

A secretária da Saúde Beatriz Battistella Nadas, acompanhada da secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila, da deputada estadual Márcia Huçulak, da administradora regional Rafaela Lupion e demais autoridades, participa da campanha do Novembro Azul 2023, na Rua Xv de Novembro. Curitiba,10/11/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O evento de abertura da campanha Novembro Azul em Curitiba, organizado pela Associação Comercial do Paraná em parceria com a Prefeitura de Curitiba e diversas instituições da cidade, aconteceu nesta sexta-feira (10/11), no calçadão da Rua XV de Novembro. Com o tema Saúde Integral do Homem e Paternidade Responsável, a campanha chama a atenção para a necessidade de uma mudança cultural com relação aos cuidados com a saúde masculina.

A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, agradeceu a parceria estabelecida com a ACP para a realização de campanhas da saúde, que, segundo ela, proporcionam atingir mais de 300 mil pessoas em Curitiba, que são os associados e as pessoas vinculadas a eles.

“Os homens costumam dar menos atenção à saúde e é comum que a busca por atendimento médico só seja feita quando há um problema instalado”, alertou Beatriz Battistella.

Segundo ela, todas as unidades de saúde de Curitiba estão preparadas para acolher os homens numa atitude preventiva. “Vamos verificar a pressão, verificar a necessidade de exames de para diabetes, cuidar da saúde bucal e saúde mental, verificar indícios de câncer precocemente. Isso é um investimento para que possamos envelhecer com autonomia e qualidade de vida”, destacou.

O presidente da Associação Comercial do Paraná, Antonio Gilberto Deggerone, afirmou que a campanha Novembro Azul é uma ação da Câmara Técnica de Saúde da ACP e que essas iniciativas deverão ser ampliadas em parceria com as instituições públicas e privadas.

“Se hoje estou vivo é porque fui alertado certa vez sobre a necessidade de realizar exames preventivos numa campanha como esta. Queremos ampliar essas ações e ajudar as pessoas a cuidar mais de sua saúde”, declarou Deggerone.

O evento contou com a participação do coral infantil da Escola Heitor de Alencar Furtado, composto por 40 crianças. Também participaram a deputada estadual Márcia Huçulak, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, César Neves; o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a presidente da FAS, Maria Alice Erthal; a chefe da divisão de Polícia Civil de Curitiba, delegada Maritza Haisi; a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; o presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Aloísio Nascimento; o coordenador da Câmara Setorial da ACP, Fábio Assaí; e a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde da ACP, Malu Gomes.

Saúde do Homem

Tradicionalmente, os homens cuidam menos da saúde do que as mulheres. Esse comportamento impacta em números preocupantes, como a mortalidade precoce por doenças cardiovasculares, como diabetes e hipertensão, e por violência interpessoal e acidentes de trânsito, que são situações preveníveis e que demandam uma mudança comportamental no estilo de vida.

“Ter uma boa saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas. Hábitos saudáveis são o caminho para viver bem e envelhecer com qualidade”, reforça a secretária da Saúde.

As doenças não transmissíveis, principalmente as doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes e doenças respiratórias crônicas, são causadas por vários fatores ligados às condições de vida das pessoas e são a principal causa de mortalidade no mundo. A Assembleia Mundial da Saúde, realizada em 2012, em Genebra, na Suíça, estabeleceu a meta mundial de reduzir em 25% a mortalidade prematura até 2025.

Os principais fatores de risco comportamentais para o adoecimento dos homens por doenças não transmissíveis e a mortalidade prematura são: tabagismo, consumo de álcool, alimentação não saudável e inatividade física. É considerada prematura a mortalidade entre 30 e 69 anos.

Outro ponto determinante para a mortalidade precoce são a violência interpessoal e os acidentes de trânsito, que impactam principalmente homens jovens adultos economicamente ativos.

Números

Segundo Censo 2022, a expectativa de vida dos homens no Paraná é de 75,1 anos e 81,9 anos para mulheres.

Levantamento do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mostra que os homens são os que mais morrem precocemente por doenças e agravos preveníveis. Em 2021, por exemplo, a taxa de mortalidade prematura de homens em decorrência de doenças do aparelho circulatório, como ataque cardíaco e derrame cerebral (AVC), foi de 130,8 mortes por 100 mil habitantes, enquanto de mulheres foi de 73,7/100 mil habitantes.

Escute seu Coração

A SMS mantém o programa Escute seu Coração, que busca reduzir as mortes prematuras por doenças do coração e derrames cerebrais em Curitiba.

As principais doenças associadas aos ataques do coração e derrames cerebrais são a hipertensão, a diabetes, a obesidade e a dislipidemia (excesso de gordura no sangue, como colesterol e triglicérides). Entre os fatores de risco para essas doenças estão sedentarismo, estresse, tabagismo e alimentação rica em calorias, açúcar, gordura e sal.

No site Escute o Seu Coração, é possível testar os seus hábitos, identificar o que precisa ou não ser mudado e se informar sobre um estilo de vida mais saudável. O site traz dicas simples, que podem ser incorporadas ao dia a dia. Além disso, pelo portal é possível ter acesso a informações de serviços disponibilizados pela Prefeitura relativos à alimentação, ao esporte e ao lazer.

Nas unidades de saúde, o curitibano pode participar dos programas de controle de hipertensão, diabetes, obesidade, grupos para parar de fumar, entre outros. A maioria dos participantes desses grupos são mulheres: Hipertensão – 38 mil homens e 69 mil mulheres; Diabetes – 28 mil homens e 42 mil mulheres.

Orientações

Os homens devem ficar atentos a sinais que podem indicar problemas de saúde e manter uma atitude preventiva.

  • Pratique atividade física regularmente;
  • Evite o uso de cigarros, a ingestão de bebida alcoólica em excesso e o uso de drogas;
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Faça exames preventivos regularmente;
  • Cuide de sua saúde bucal;
  • Se estiverem esperando um bebê, sua participação no pré-natal é muito importante para o seu filho e sua família;
  • Mantenha sua carteira de vacinação em dia; A vacina do HPV está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos;
  • Nos casos de: dificuldade para urinar, demora em começar ou terminar de urinar, urina com sangue, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes que o habitual durante o dia ou a noite, procure um serviço de saúde. Esses sinais podem indicar problemas na próstata.
  • A população LGBTI+ também deve estar atenta aos cuidados preventivos do câncer de próstata, especialmente os homens gay, bissexuais e mulheres trans.
  • A paternidade traz satisfações e desafios. Com cuidado, amor, dedicação e compreensão você saberá lidar com todos eles, principalmente com a saúde em dia!
  • Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para cuidar de sua saúde.
  • Em Curitiba, o primeiro atendimento com a enfermagem ou o odontológico podem ser agendados pelo Aplicativo Saúde Já. No app também é possível verificar se existe alguma vacina em atraso.
  • E caso tenha sintomas leves, como dor de cabeça, mal-estar geral, dores abdominais, entre outros sintomas, ligue para a Central Saúde Já Curitiba pelo telefone 3350-9000. Você será atendido por um profissional de saúde por telefone e, caso necessário, poderá fazer uma videoconsulta com médico da Secretaria Municipal de Saúde pelo App Saúde Já.