Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Imposto Solidário

Campanha mostra que a destinação do Imposto de Renda pode ajudar no futuro dos curitibinhas

Campanha mostra que a destinação do Imposto de Renda pode refletir no futuro dos curitibinhas.

Você sabia que parte de seu Imposto de Renda que deve ser declarado à Receita Federal pode mudar o futuro dos curitibinhas? É isso que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), a Prefeitura e a Fundação de Ação Social (FAS) querem mostrar ao lançar uma nova campanha para incentivar os contribuintes a destinar parte do IR devido para projetos que atendem crianças e adolescentes da capital.

A campanha, que começa nesta terça-feira (5/11), traz ilustrações de crianças que ao se olharem em um espelho se veem como bombeiro, médico, cientista, mecânico e professor. De maneira lúdica, o material publicitário ressalta que as pessoas e empresas que declaram o Imposto de Renda podem ajudar as crianças e adolescentes a terem diferentes possibilidades para o próprio futuro.

As peças poderão ser vistas nos pontos de ônibus, TVs dos terminais e veículos do transporte público, redes sociais, rádios e telões digitais instalados em bancas de revista da cidade.

Empresas

O objetivo da campanha é atingir pessoas físicas e jurídicas, mas, neste momento, principalmente os empresários e contadores que têm prazo até o último dia útil de 2024 para entregar a Declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.

Empresas que usam o regime de tributação de Lucro Real podem destinar até 1% do imposto devido. Já para pessoas físicas o limite é de 6% até o último dia útil deste ano e de 3% durante o período de prestar contas com o Fisco em 2025. O valor destinado é descontado na declaração do ano seguinte e a doação é fácil, segura e completamente isenta de custos e taxas.

A destinação do Imposto de renda é de suma importância para viabilizar projetos e programas da política de promoção, atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente do município de Curitiba", diz a presidente do Comtiba, Ariadne Poplade Pereira Alcântara.

Ariadne destaca ainda que os contribuintes podem acompanhar e fiscalizar os serviços ofertados pelas instituições.

Projetos e programas

Todas os valores destinados pelos contribuintes vão para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCA) e suas aplicações são feitas em projetos e programas que precisam ser aprovados pelo Comtiba.

Atualmente, 45 instituições são beneficiadas, entre elas o Hospital de Clínicas de Curitiba, a Associação de Apoio à Criança com Câncer (APCN), o Instituto Futebol de Rua e a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu). 

A Associação Família de Maria também está entre as organizações da sociedade civil que tiveram projetos aprovados para receber recursos do Imposto de Renda. A entidade é mantenedora do Instituto São Zygmunt, localizado no Orleans, que atende 130 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos e que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O projeto da instituição visa captar R$ 110 mil que serão usados na compra de insumos para o Laboratório de Gastronomia, onde as crianças e adolescentes aprendem a fazer pães, biscoitos e massas. 

“Ainda estamos na fase da captação, mas sabemos que toda a ajuda será bem-vinda, pois hoje compramos os produtos com recursos próprios que não são suficientes para as atividades do mês”, explica a coordenadora do Instituto São Zygmunt, irmã Celoir de Fátima Gonçalves Vieira.

Além das atividades de gastronomia, o instituto oferta atividades de convivência, futebol de campo, taekwondo, balé, horta, música, leitura e redação de texto.

Passo a passo

Fazer a destinação do Imposto de Renda é simples e rápido. Basta seguir o passo a passo, pagar o boleto e declarar a doação.

1º - Calcule o valor aproximado do imposto devido.
Utilize como base os anos anteriores. Na dúvida, fale com seu contador.

2º - Vamos a doação?
Para começar é só acessar o link
https://fas.curitiba.pr.gov.br/formulariodoacao.aspx?fundo=2849423

3º - Preencha o boleto.
Escolha pessoa jurídica, preencha o valor calculado e a data do pagamento. No campo “Receptor”. É possível escolher o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMCA) ou projetos de instituições.

4º - Pague o boleto e declare a doação.
Efetue o pagamento da guia até o último dia útil de 2024 e declare a doação.
O recibo será enviado para o e-mail informado no momento da emissão do boleto.

Saiba mais em eudeclaro.curitiba.pr.gov.br


Em alta