A eliminação da discriminação racial e o combate ao racismo são os temas da campanha que a Prefeitura de Curitiba lança, nesta sexta-feira (19/3), no site do município. O folder digital também pode ser compartilhado pela população em suas redes sociais.
Promovida pela Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial, a campanha traz informações sobre o que são e como combater e denunciar atitudes e ações racistas.
Além da campanha, um bate-papo on-line e uma live na próxima semana vão trabalhar com o tema do combate ao racismo e à discriminação racial. As ações são alusivas ao Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março.
A data foi definida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar o massacre que aconteceu na comunidade sul-africana de Shaperville, em 21 de março de 1960. Cerca de 20 mil manifestantes protestavam pacificamente contra a Lei do Passe imposta pelo regime do Apartheid e foram violentamente reprimidos pela polícia. Neste episódio, 69 pessoas morreram e aproximadamente 200 ficaram feridas.
Em Curitiba, a Lei 11.814/06 também instituiu 21 de março como o Dia Municipal de Combate ao Racismo. A assessora da Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura, Marli Teixeira Leite, explica a importância de falar sobre o combate ao racismo e à discriminação racial e como é possível mudar esse cenário.
“Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade intolerante. Nós trabalhamos para mudar isso e a população pode ajudar. Dentro do programa Fala Curitiba é possível definir prioridades para o orçamento da cidade, destinar recursos para a implementação das políticas de igualdade étnico-racial na cidade”, disse Marli.
Desde o dia 1º de março até o dia 31 deste mês a população pode participar on-line pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br para indicar os temas prioritários para a composição do orçamento da cidade para 2022. Também é possível mandar sugestões pelo WhatsApp pelo telefone (41) 99876-2903.
Vídeo
A Assessoria da Promoção da Igualdade Étnico-Racial também produziu um vídeo para explicar como jovens podem ter atitudes antirracistas. Duas escolas particulares de Curitiba pediram o material para falarem sobre o dia 21 de março, exemplos de como os estudantes e as famílias podem melhorar as atitudes no dia a dia até que se eliminem ações racistas e de discriminação.
Eventos on-line
Na segunda-feira (22/3), a Assessoria da Promoção da Igualdade Étnico-Racial vai promover um bate-papo on-line para os servidores do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). O encontro vai abordar o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. A ação será das 9h30 às 10h30, via plataforma Zoom.
Na terça-feira (23/3), às 16h, a live A voz da mulher no combate ao racismo em 2021 poderá ser vista na página do Facebook do Conselho Municipal de Políticas Étnico-Raciais de Curitiba (Comper).
Entre os objetivos da live estão a discussão sobre qual é a percepção que mulheres negras, indígenas e ciganas têm da discriminação racial e por que é importante falar sobre o tema.
Quem vai participar
A mediadora da live será Melissa Reinehr, que é mãe, pesquisadora de história e cultura afro-paranaense, escritora, professora de francês, atriz e contadora de histórias. Melissa vai representar o Centro Cultural Humaita – Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afro-brasileira no Comper.
As convidadas da live são:
Vereadora Carol Dartora, feminista negra, historiadora, especializada em Ensino de Filosofia, mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), secretária da Mulher Trabalhadora e Direitos LGBTI da APP Sindicato-PR, e militante da Marcha Mundial das Mulheres Negras e do Movimento Negro.
Camila dos Santos, mãe, mulher indígena pertencente ao povo caingangue, graduanda do curso de licenciatura em Ciências Sociais na UFPR, pesquisadora no projeto de pesquisa e extensão Ecologia de Saberes e colaboradora da Mídia Índia Oficial.
Nardi Casanova, liderança cigana, secretária executiva da União Cigana do Brasil e da Confederação Brasileira Cigana, conselheira municipal da Saúde e de Política Étnico-racial de Curitiba.