Pelo terceiro ano consecutivo, a Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba e o Sindicato dos Aviários, Casas Agropecuárias e Pet Shops (Sindaca) unem esforços contra o abandono de pets, através da campanha Dezembro Verde, em prol da guarda responsável.
“Nós do Sindaca aderimos à campanha há oito anos, mas a parceria com a Prefeitura fortalece e valida o movimento pela guarda responsável. Dezembro Verde é uma campanha nacional, mas percebemos que em Curitiba o trabalho é mais intenso devido a essa parceria”, conta o presidente do sindicato, Fábio Assahi.
O Dezembro Verde foi instituído oficialmente como campanha municipal em 16 de outubro de 2018, com a lei de número 15309/2018. “A gente sempre trabalhou com a conscientização sobre guarda responsável no fim do ano, porque é a época com mais casos de abandono. Mas desde 2018, com a lei e a parceria com o Sindaca, o Dezembro Verde se tornou um momento fixo de educação”, destaca a gerente técnica do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Vivien Midori Morikawa.
Além da distribuição de material educacional sobre a campanha, o Conselho Municipal de Proteção aos Animais de Curitiba – Comupa e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente organizaram a Conferência Municipal de Proteção Animal de Curitiba, com discussões sobre as responsabilidades sociais para com os animais domésticos, e que está integrada na campanha. O evento aconteceu neste sábado (2/12), no Salão de Atos do Parque Barigui.
A ação de abandono de um animal de estimação vai desde levá-lo a um espaço remoto e partir, até situações de negligência, como deixá-lo sozinho por muito tempo, ou não providenciar um ambiente confortável para as celebrações de fim de ano, por exemplo. Fogos de artifício causam muito estresse para os pets, acarretando fugas e problemas de saúde.
“É uma conscientização que vale para o ano todo. Nosso objetivo é educar tanto sobre a importância de cuidar bem dos pets, quanto sobre as consequências criminais do abandono”, destaca o vice-presidente do Sindaca, João Ricardo Vieira.
Crime
A Lei Federal 9.605/98 caracteriza o abandono de animais como crime, com pena de detenção e multa. Caso presencie um caso de abandono os números oficiais para denúncias são o da Central 156 e o Disque Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná. Todas essas informações estão presentes nos cartazes da campanha Dezembro Verde, distribuídos em veterinárias, pet shops e também no comércio e por tutores interessados em ajudar.