Nesta quinta-feira (15/6), Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPI), a Prefeitura de Curitiba e a Fundação de Ação Social (FAS) lançam uma campanha de comunicação para lembrar da importância da qualidade de vida para os idosos.
A campanha, que poderá ser vista nos pontos e TVs dos ônibus, nas rádios e nas redes sociais, mostra a dedicação da cidade em proporcionar uma estrutura para que milhares de pessoas consigam ter saúde e bem-estar.
Com frases como “Curtir a idade é estar cercado de amor” e “Curtir a idade é curtir a cidade”, a campanha mostra que assim como a idade chegam também oportunidades de aproveitar a vida com mais leveza, de fazer novas atividades e viver novas experiências.
Personagens reais
O material publicitário traz pessoas idosas reais que aproveitam Curitiba de várias maneiras. Elas são mostradas fazendo caminhada e passeando com a família em parques e praça, participando de atividades de grupos de convivência ofertadas pela FAS, estudando ou tocando instrumentos musicais.
As imagens da campanha foram produzidas nos parques São Lourenço e no Passeio Público, além da Praça Padre Agostinho Legrós, Escola Municipal Vinhedos, Capela Santa Maria e do Centro de Referência de Assistencial Social (Cras) Bairro Novo.
A campanha terá desdobramentos nos dias dos Avós (23/7), de Prevenção ao Suicídio (10/9), de Conscientização da Doença de Alzheimer (21/9) e das Pessoas Idosas (1/10).
Serviços para a população idosa
Em Curitiba, a FAS é responsável pelo atendimento às pessoas idosas em situação de risco e vulnerabilidade social. A instituição desenvolve serviços de apoio, orientação, acompanhamento e acolhimento dessa população.
A FAS também integra a Rede de Atenção e Proteção às Pessoas em Situação de Risco para a Violência, que busca prevenir as situações de violação de direitos, atender e proteger a pessoa idosa. Além da FAS, integram a rede as secretarias municipais e estaduais da Educação e da Saúde e o Conselho Tutelar.
“O atendimento às pessoas idosas começa com os serviços que buscam prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, explica a presidente da FAS, Maria Alice Erthal.
Nos Cras, a população encontra serviços que promovem o acesso a direitos e contribuem para a melhoria da qualidade de vida, como o de proteção e atendimento às famílias (Paif), o de fortalecimento de vínculos (SCFV) e o atendimento em domicílio.
Quando há violação de direitos
Para atendimento às pessoas idosas que já sofreram alguma violação de direitos, a FAS conta com os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) que desenvolvem programas e serviços com o objetivo de contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento das potencialidades e a proteção de famílias e indivíduos.
Para esse público é ofertado atendimento especializado (Paefi), centro-dia e acolhimento institucional, que é o último recurso de apoio, de acordo com a presidente da FAS.
Um grande avanço para atendimento a pessoas idosas de Curitiba, na atual gestão, é a implantação do Programa Acolhimento Familiar para a Pessoa Idosa, nas modalidades de Família de Origem ou Família Extensa. Esse programa está em fase de execução e virá como alternativa ao acolhimento em instituições de longa permanência.
Como denunciar
Onde procurar orientação ou denunciar situações de violência contra pessoas idosas:
• Unidades Municipais de Saúde
• Serviços Regionalizados da FAS
• Delegacia mais perto da residência
• Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde: 0800-64-40041
• Central ou App 156
• Disque Idoso do Paraná: 0800-41-0001
• Disque 100 (Direitos Humanos)
• 190: Polícia Militar para situação de riscos eminentes