Neste domingo (26/11), a manhã foi preenchida com a alegria e a solidariedade dos participantes da primeira Caminhada Anjo Guia, em Curitiba. O evento, que foi lançado oficialmente pelo vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e a primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, no último dia 26 de outubro, tem como objetivo principal promover a inclusão social de pessoas com deficiência e arrecadar fundos para 23 escolas especializadas.
Com um trajeto de 1,6 km que percorreu vias do entorno da Prefeitura e Palácio Iguaçu, no Centro Cívio, a caminhada teve sua largada na Praça Nossa Senhora de Salete, às 10h, e incluiu no percurso ruas como a Avenida Cândido de Abreu, Ernani Santiago de Oliveira e Deputado Mário de Barros, passando pela Praça Rio Iguaçu e encerrando o circuito de volta à Praça Nossa Senhora de Salete.
O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, destacou a importância do evento para a cidade.
“O esporte e a atividade física podem transformar o país. A Caminhada Anjo Guia é uma iniciativa que vai além do exercício físico e se torna um ato de solidariedade, inclusão e transformação”, disse o secretário.
Participantes
Dentre as instituições beneficiadas, encontram-se a Escola Bilíngue para Surdos da Apas, Vivian Marçal na Modalidade Educação Especial, Mercedes Stresser na Modalidade Educação Especial, São Francisco de Assis, Marisa Amada Pires Sella, José Richa, Fundação Ecumênica e diversas outras que desempenham um papel fundamental na educação de pessoas com deficiência.
A pedagoga Sandra Nichele Adamo, 46 anos, participou com alunos do Colégio Estadual José Richa. Ela considera que a interação que o evento gera, é uma forma de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. “Muito importante eventos como esse. Que seja a primeira de muitas e ano que vem a gente quer atingir um maior número de estudantes e famílias”, afirmou a pedagoga.
Para a enfermeira Karen Cristina Zarur, 45 anos, a melhor parte da caminhada deve-se à visibilidade que o evento traz. Ela levou a filha Camila Zarur, 21 anos para participar pela Fundação Ecumênica. “Para as pessoas que ainda não têm muito entendimento, a caminhada traz luz para que olhem mais pelas pessoas com deficiência. Está sendo ótimo”, ressaltou.
A Caminhada Anjo Guia faz parte do calendário do Natal de Curitiba 2023.
Participaram do evento o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coede), Felipe Braga Cortes; os vereadores Alexandre Leprevost, Pier Petruzziello e Oscalino do Povo; e a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura, Denise Moraes.
A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.