O concerto de Natal da Camerata Antiqua de Curitiba lotou o Teatro Guaíra, nesta quinta-feira (19/12). A soprano Carmen Monarcha, solista da Orquestra Johann Strauss, de André Rieu, foi a grande atração do espetáculo Gloria in Excelsis Deo.
Sob a regência do maestro Luís Gustavo Petri, o espetáculo foi acompanhado pelo prefeito Rafael Greca, atento às 14 músicas apresentadas para mais de 2 mil pessoas. “Foi uma coisa maravilhosa. O meu coração está em festa”, disse Greca.
Logo na abertura, a Marcha da Cidade de Curitiba foi dedicada a Márcia Mossurunga, neta do compositor do hino, Bento Mossurunga. Em seguida, foi executado o Hino do Paraná, celebrando os 171 anos de emancipação do estado, comemorados na mesma data.
Greca foi homenageado por Carmen com “Serenata (da ópera Sidéria)”, de Augusto Stresser. “Se estamos celebrando o paranismo, precisamos falar do maior paranista vivo”, comentou a soprano. Da plateia, o prefeito agradeceu a lembrança.
Carmen foi acompanhada pelo tenor Max Petronio, pelo coro e orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba e por mais de 200 vozes dos coros comunitários da Prefeitura de Curitiba: MusicaR, formado por 100 crianças, e Nosso Canto, composto por jovens e adultos.
“Não acredito que cantei no Guairão lotado”, afirmou a soprano, ainda empolgada, ao fim da apresentação.
O repertório trouxe clássicos natalinos, como “Joy to the World”, de Händel, mas foi um sucesso contemporâneo, “All I Want for Christmas Is You”, de Mariah Carey, que fez Carmen levantar o público do teatro com a ajuda da orquestra e do coro. A emoção seguiu até o final, com “Hallelujah”, também de Händel.
Conquistas
Em 2024, a Camerata Antiqua de Curitiba protagonizou projetos marcantes, incluindo turnês internacionais na Argentina, no conceituado Teatro Colón, no Paraguai e no Uruguai, além de concertos temáticos que reafirmaram sua excelência artística.
Com uma trajetória que combina coro e orquestra, a Camerata celebra 50 anos de história com uma programação que conquistou o público local e internacional.