Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
50 anos da Camerata Antiqua

Camerata Antiqua de Curitiba emociona público em concerto na Embaixada do Brasil na Argentina

Camerata Antiqua de Curitiba sob a regência de Mara Campos se apresenta na embaixada brasileira em Buenos Aires - Buenos Aires, 01/06/2024 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Do Brasil para a Argentina, a Camerata Antiqua de Curitiba desembarcou em Buenos Aires e encantou o público na Embaixada do Brasil neste sábado (1/6), com um repertório de músicas brasileiras. O concerto antecedeu a apresentação que coroará a programação das comemorações do jubileu de ouro do grupo, marcada para este domingo (2/6), às 11h, no Teatro Colón com transmissão ao vivo pelo YouTube do espaço.

A visita da Camerata à Argentina foi um dos motivos da presença do prefeito Rafael Greca na cidade, acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone.

“Esta é uma prévia do que veremos neste domingo no Teatro Colón. Estamos aqui com o que há de melhor em Curitiba, nossa Camerata Antiqua, aclamada pela crítica mundial como uma das melhores orquestras do Brasil, quiçá do mundo. Nos sentimos profundamente honrados em ver o auditório da Casa do Brasil oferecer um concerto para os amigos do Brasil em Buenos Aires”, disse o prefeito.

O embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitteli, acompanhado da embaixatriz, Lizy Bitteli, também expressou seu contentamento com o evento. “É um prazer receber o prefeito e a Camerata Antiqua. Esta embaixada tem como missão mostrar o melhor do Brasil, a excelência que o nosso país possui nos mais diversos domínios, e vocês hoje representam isso”, afirmou o embaixador.

Emoção

Sob a regência de Mara Campos e com a participação da soprano Ornella de Lucca, a performance iniciou com o Hino Nacional Brasileiro, seguido pela Marcha para Curitiba, destacando a riqueza da música brasileira.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a interpretação de Carinhoso, de Pixinguinha, que fez toda a plateia, composta por brasileiros saudosos de sua língua natal, cantar junto. A canção foi a mais pedida para o bis, com aplausos fervorosos solicitando sua reapresentação.

O programa trouxe obras icônicas de compositores brasileiros, começando com a Cantilena das Bachianas Brasileiras nº 5, de Heitor Villa-Lobos, seguida pela Melodia Sentimental da Floresta do Amazonas e Trenzinho do Caipira, que envolveram o público com sua profundidade emocional.

O maestro argentino Cesar Bustamante, que assistiu ao concerto, comentou: “Um concerto muito especial, sobretudo pelo repertório escolhido para representar a música de orquestra do Brasil. São músicas que aqui não são conhecidas e têm uma grandiosidade maravilhosa”.

A brasileira Heloísa Pinto, acompanhada pelo marido argentino Cláudio Pinto, saiu do concerto decidida a assistir à apresentação no Teatro Colón. “Foi maravilhoso aqui, imagina naquele lugar incrível. Emocionou meu marido que ouve tango”, comentou Heloísa.

Próximo Destino: Teatro Colón

Neste domingo (2/6), a Camerata Antiqua de Curitiba continuará sua celebração no prestigioso Teatro Colón em Buenos Aires, um dos teatros mais importantes do mundo. O concerto será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Teatro Colón, permitindo que espectadores de todo o mundo possam apreciar esta performance histórica.

Estiveram presentes no concerto na Embaixada do Brasil na Argentina a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr.; a coordenadora artística do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Janete Andrade; a presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Gislaine Queirós; o cônsul da Argentina no Paraná, Eduardo Leone; o chefe do Setor Cultural da Embaixada do Brasil na Argentina, Eduardo Roedel; o ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil na Argentina, Eduardo Uziel; e os conselheiros da Embaixada do Brasil na Argentina, Francisco Eduardo Novello e Luís Augusto Ferreira Marfil.