Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Espetáculo inclusivo

Camerata Antiqua de Curitiba apresenta música barroca para pessoas surdas em concerto

Camerata Antiqua de Curitiba une música barroca e ação social em concerto de Páscoa. Foto: Daniel Castellano/SECOM

No tradicional concerto de Páscoa, a Camerata Antiqua de Curitiba vai apresentar duas obras do barroco europeu assinadas pelo compositor tcheco Jan Dismas Zelenka (1679-1745). Sob a regência do maestro Diego Schuck Biasibetti, do Rio Grande do Sul, as apresentações acontecem nesta sexta-feira (11/4), às 20h, e no sábado (12/4), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Os ingressos estão à venda pela plataforma ZET.

Com uma proposta inclusiva, o espetáculo contará com a presença de pessoas surdas acompanhando a apresentação, em uma ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano. Nos dois dias de concerto, a Capela também será ponto de arrecadação de chocolates, destinados às crianças atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS).

"O concerto de Páscoa é um momento muito especial para a Camerata e para o público. Mais do que uma celebração, ele reforça valores como empatia, solidariedade e inclusão. Ter a presença de pessoas surdas na plateia e arrecadar chocolates para as crianças da FAS são gestos que ampliam o alcance da música e dão um significado ainda mais bonito a esse encontro", disse Janete Andrade, coordenadora de música do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.


Peça rara no repertório

Jan Dismas Zelenka, contemporâneo de Bach e Telemann, foi um compositor celebrado pela ousadia expressiva. A Simphonie à 8 Concertanti, composta em 1723, abre o programa com uma escrita instrumental repleta de diálogos entre os naipes e ritmos, rompendo com as convenções da época e aproximando-se do espírito dos Concertos de Brandemburgo, de Bach.

"Zelenka é um compositor que ousou dentro das estruturas do barroco, combinando tradição e originalidade. Sua música é cheia de contrastes, com uma distribuição muito inteligente entre coro e orquestra. Apesar de ser uma obra pascal, a sonoridade evoca uma ideia de renovação, energia e ressurreição. É um privilégio apresentar uma peça tão rara", destaca o maestro Diego Schuck Biasibetti.

Na sequência, a grandiosa Missa Paschalis em Ré Maior com intensidade dramática será interpretada por Maria Carla Pino Cury (soprano), Cíntia Graton (mezzosoprano), Maico Sant’Anna (tenor) e Cláudio de Biaggi (barítono).

Temporada de concertos 2025

A temporada 2025 da Camerata Antiqua de Curitiba conta com mais de 50 concertos ao longo do ano. Além das apresentações na Capela Santa Maria, o grupo levará música a igrejas e hospitais, e contará com convidados de destaque, como Guido Sant'Anna, Arnaldo Cohen, Fábio Martino, Lucas Tomazinho, Lucie Barluet e Marília Vargas. Saiba mais no Guia Curitiba: CLIQUE AQUI

A temporada 2025 da Camerata Antiqua é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e apoio cultural de Família Farinha.

Serviço 

Camerata Antiqua de Curitiba - Concerto de Páscoa 
Data e horário: sexta-feira (11/4), às 20h, e sábado (12/4), às 18h30  
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 - Centro) 
Ingressos: disponíveis na plataforma ZET.