Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Música erudita

Camerata Antiqua de Curitiba abre a temporada com homenagem aos 340 anos de Bach

Camerata Antiqua de Curitiba abre a temporada com homenagem aos 340 anos de Bach. Foto: Daniel Castellano/SECOM (arquivo)

A Camerata Antiqua de Curitiba inicia a temporada 2025 com um concerto em homenagem aos 340 anos do nascimento de Johann Sebastian Bach (1685 - 1750), destacando a grandiosidade da música sacra do período barroco. Sob a regência do maestro belga Bart Naessens, as apresentações acontecem na sexta-feira (21/3), às 20h, e no sábado (22/3), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, no Centro

A programação da temporada 2025 contará com mais de 50 concertos, incluindo apresentações na Capela Santa Maria, em igrejas e hospitais, além de participações de artistas renomados como Guido Sant'Anna, Arnaldo Cohen, Fábio Martino, Lucas Tomazinho, Lucie Barluet e Marília Vargas. LEIA MAIS AQUI.

No concerto de abertura, na sexta — data em que se celebra o aniversário de Bach — a Camerata apresenta um programa festivo à altura do compositor mais executado na história do grupo. A monumental Cantata BWV 130 de Bach será acompanhada por duas obras de Franz Xaver Richter: a Sinfonia nº 52 em Ré Maior e o Kemptener Te Deum.

Bart Naessens, maestro e cravista belga especializado em repertório barroco e clássico, destaca a importância desse programa:

"As obras que iremos executar são festivas e vibrantes, à altura desse momento tão especial. Além do magnífico Bach, teremos Richter, um compositor pouco conhecido, mas que todos merecem conhecer", contou Naessens.

A interpretação das obras contará com um elenco de solistas: a soprano Jaquelina Livieri, o contratenor Cássio Pereira, o tenor Aníbal Mancini e o baixo Norbert Steidl.

Saiba mais sobre as obras

A escolha do repertório evidencia a profundidade da música barroca. Bach, cuja genialidade transcende gerações, é homenageado com a Cantata BWV 130 - Herr Gott, dich loben alle wir, uma obra sobre o embate entre o bem e o mal. 

Já Franz Xaver Richter, compositor austro-morávio, se destaca no programa com a Sinfonia nº 52 em Ré Maior e o Kemptener Te Deum. Sua produção musical estabelece pontes entre o barroco e o classicismo, combinando o rigor do contraponto tradicional com a expressividade e a dinâmica inovadora da escola alemã.

Serviço

Camerata Antiqua de Curitiba
Bach e Franz Xaver Richter

Data: sexta-feira (21/3), às 20h, e sábado (22/3), às 18h30 
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro)
Ingressos no Guia Curitiba e no ZET