Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Em primeira mão

Camerata Antiqua apresenta neste fim de semana concerto que será executado em turnês pelo Brasil

Camerata apresenta neste fim de semana concerto que será executado em julho em turnês pelo Brasil. Foto: Daniel Castellano/SMCS

A Camerata Antiqua de Curitiba apresentará neste fim de semana o Oratório Joshua, de Händel, sob a regência de Ricardo Kanji. O programa é o mesmo que o grupo levará em julho ao Festival de Inverno de Campos do Jordão, em São Paulo, e na Sala Cecília Meireles e no Festival de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Em Curitiba, o concerto desta sexta-feira (2/6), às 19h30, terá entrada gratuita e será no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Já no sábado (3/6), às 18h30, o concerto será realizado na Capela Santa Maria. Os ingressos estão à venda pela plataforma virtual Minha Entrada.

O flautista e regente Ricardo Kanji, especializado na interpretação da música barroca e clássica, comenta o prestígio do grupo. "O concerto nunca é uma foto, está sempre em processo de aprimoramento. Estamos trabalhando para mostrar ao Brasil a qualidade musical e o amadurecimento que o grupo conquistou nesses quase 50 anos de existência", disse o maestro, que realiza concertos com a Camerata há mais de 20 anos.

Programa

O Oratório Joshua é baseado na história bíblica de Josué, o líder dos antigos israelitas. A narrativa aborda momentos marcantes, desde a travessia do Rio Jordão rumo à Terra Prometida até a emocionante conquista de Jericó, com o dramático desabamento de suas muralhas.

"É uma obra grandiosa, mas também delicada, só Händel tem essa qualidade. São 18 movimentos, cada um com características distintas", explicou Kanji.

Além disso, o oratório traz uma bela história de amor entre Achsah, filha de Caleb, e Othniel, um jovem soldado, inspirada nas pistas encontradas no relato bíblico.

O concerto promete ser uma jornada pelas narrativas bíblicas, com solos vocais interpretados pelos convidados especiais: o tenor Aníbal Mancini, no papel de Joshua; a soprano Marília Vargas, como Achsah; o contratenor Paulo Mestre, interpretando Othoniel; e o barítono Fúlvio Souza, como Caleb.

A Temporada 2023 da Camerata Antiqua de Curitiba tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Colégio Positivo. Uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço

CAMERATA ANTIQUA DE CURITIBA
ORATÓRIO JOSHUA DE HÄNDEL

Regência: Ricardo Kanji (SP)

Data: sexta-feira (2/6), às 19h30
Local: Santuário Nossa Senhora de Guadalupe (Praça Senador Corrêa, 128)
Gratuito

Data: 3 de junho, às 18h30
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Ingressos: bit.ly/3N1SOC8

Data: 14 e 16 de julho
Local: Sala Cecília Meireles e Festival de Petrópolis, Rio de Janeiro

Data: 28 e 29 de julho
Local: Sala São Paulo e Festival de Inverno de Campos do Jordão, São Paulo