Neste sábado (23/9), o calor em Curitiba atraiu um grande número de jovens curitibanos e suas famílias para desfrutar da programação diversificada de um evento especial promovido pela Prefeitura de Curitiba. A programação, que marcou o dia com música, prática de esportes, feiras de serviços e informações sobre saúde mental, reuniu em um mesmo local as atividades do Curitiba Viva Bem e do Juventude de Curitiba em Ação.
O evento, que teve como palco o Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, no bairro Bacacheri, foi um ponto de encontro para a comunidade em busca de atividades que promovessem o bem-estar físico e emocional. O calor intenso não foi obstáculo para que os participantes se engajassem nas atividades.
Saúde Mental em Foco
O tema central do evento foi a saúde mental, com um foco especial na promoção da vida e na prevenção do suicídio. Profissionais de saúde estiveram à disposição para oferecer uma escuta atenta e orientações relevantes, destacando a importância de atividades esportivas e de lazer como fatores protetivos para o equilíbrio mental.
Durante todo o dia, um espaço dedicado à orientação, acolhimento e direcionamento esteve disponível para os participantes, conforme explicou a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Cristiane Rasera.
“Aplicamos o protocolo para ansiedade e disponibilizamos inclusive uma sala de escuta especializada, em separado, para acolher e orientar jovens que pudessem estar em sofrimento”, explicou ela.
Além de ter acesso à informação, os jovens também puderam experimentar a auriculoterapia, que é uma técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e até emocionais.
O jovem Enzo Fonseca Mariano, de 14 anos, topou conhecer a técnica que foi aplicada pela profissional de saúde e coordenadora de urgência e emergência de Saúde Mental de Curitiba, Gislaine Cavalheiro Silva.
“Não conhecia, achei bem legal e resolvi experimentar. Me explicaram que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade”, relatou o adolescente.
Diversas secretarias municipais, incluindo Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Saúde (SMS), Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Defesa Social e Trânsito (SMDT), além da Fundação Cultural de Curitiba, participaram do evento.
Feira de Serviços
Na área das tendas da Feira de Serviços, as equipes das secretarias ofereceram informativos sobre atividades culturais, programas de controle do tabagismo, avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, orientações sobre práticas de atividades físicas na Smelj e dicas nutricionais, incluindo receitas da Fazenda Urbana.
Colégios estaduais de tempo integral também apresentam parte dos projetos desenvolvidos como robótica, culinária, horta, entre outros. Joel Bandeira, representante da Secretaria de Educação do Paraná – Núcleo Regional de Curitiba, disse que o espaço criado pela Prefeitura de Curitiba facilita o diálogo com a juventude e atrai pessoas para novas oportunidades.
“As pessoas podem conhecer aquilo que estamos desenvolvendo na rede estadual e também as oportunidades de ensino disponíveis, como o ensino profissionalizante e o acesso a Educação de Jovens e Adultos”, esclareceu Bandeira.
A Guarda Municipal também participou com a apresentação do Projeto Cão Amigo.
Juventude em Ação
Para animar ainda mais o dia, a assessoria de Juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude promoveu a junção de diversas ações em um único evento, incluindo o Talento Jovem, Feira de Serviços Jovem, Festival de Skate, Festivais Esportivos e Vivências de Lazer, como jogo de tabuleiros e recreação para os menores.
Ana Luzia Ferreira, 19 anos, praticante de beach tennis, elogiou a iniciativa. “Achei fantástico, acredito que quando praticamos um esporte em que nos identificamos de verdade a gente consegue aliviar o estresse e sentir melhor. O esporte também une pessoas”, refletiu a jovem.
Ao longo da tarde, diversos talentos jovens de Curitiba se apresentaram em um palco montado ao lado do ginásio, como é o caso do Talento Jovem Crys Gaiteiro.
As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.