Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Boa Vista

Calçadas melhoram acesso de moradores ao Parque Bacacheri

Construção de novas calçadas vai melhorar o acesso de moradores do bairro ao parque Bacacheri. Foto: Divulgação

 

O acesso dos moradores das ruas Nicarágua, Sargento Pedro N. Pereira e Rodrigo de Freitas até o Parque Bacacheri, no bairro de mesmo nome, ficará mais seguro. A Prefeitura deu início na última quarta-feira (28/8) à construção de calçadas que vão ligar as vias ao portão de entrada parque. A obra era reivindicada havia quase duas décadas pela comunidade local.

A obra das calçadas faz parte das melhorias que estão em andamento para a construção de um jardinete em homenagem à médica veterinária Clotilde de Lourdes Branco Germiniani.

São 219 metros quadrados de calçadas, com nove rampas de acesso, que circundam um pequeno pomar plantado voluntariamente por moradores locais, além do monólito onde serão apresentados os dados da homenageada.

Os trabalhos, que deverão ser concluídos nos próximos dias, são executados pela equipes de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, sob a supervisão dos moradores.

Arvores preservadas

As árvores frutíferas foram plantadas pela dona de casa Ananir Oliveira de Souza, conhecida pelos vizinhos como Ane, e o marido, o aposentado Alzir Prado. O casal conferiu a obra desde o primeiro momento. Além de festejar a conquista, queriam a certeza de que os pés de laranja, limão, manga, caqui, lichia, mexerica, pitanga, ameixa seriam preservados.

“Está ficando ótimo. Eles replantaram o que foi preciso e estão cuidando das árvores que plantamos com dedicação e amor”, diz Ane.

Criar o mini pomar é uma estratégia do casal que cultiva plantas em espaços públicos nos bairros e cidade por onde já passaram.

“Talvez não estejamos aqui para saborear as frutas, mas somos felizes porque sabemos que elas alimentam os pássaros, que há garis e moradores que às vezes aproveitam a sombra das árvores e os frutos”, diz Ane.

Mesmo antes de serem finalizadas, as novas calçadas já receberam a aprovação do presidente da Associação de Moradores do Conjunto Residencial Solar, Luiz Tadeu Seidel Bernardina.

Responsável por inúmeros ofícios solicitando a obra, Bernadina conta que os documentos foram encaminhados durante anos consecutivos, para diferentes gestões administrativas. “Dessa vez a administração tornou realidade um desejo antigo e importante para os moradores do bairro”, diz.

Há pouco metros de distância, no lago do parque, outra obra importante para o bairro terá início em breve. Começaram a ser montadas as bases para a obra de dragagem para desassoreamento do lago.

A dragagem faz parte das ações de revitalização da Bacia do Rio Belém, que passa pelo parque, medida incluída no Programa Amigo dos Rios, da Prefeitura de Curitiba.

Em alta