Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Proteção animal

Cães que vivem em terminais serão cuidados pela Rede de Proteção

Os cães de rua que vivem nos terminais de ônibus de Curitiba serão identificados, castrados, vacinados, mantidos e monitorados pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Foto:Divulgação

Os cães de rua que vivem nos terminais de ônibus de Curitiba serão identificados, castrados, vacinados, mantidos e monitorados pela Rede de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Com recursos de R$ 200 mil, aprovados pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FAP), o projeto Cães Comunitários é uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A primeira fase teve início na semana passada. “Estamos fazendo um levantamento, junto aos usuários e funcionários dos 22 terminais de ônibus da cidade, para saber a média de cães comunitários em cada um”, explica a médica veterinária Vivien Morikawa, gerente técnica do Departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da secretaria.

Ela explica que os chamados cães comunitários são os que vivem nos terminais de ônibus, sendo alimentados e mantidos geralmente por quem trabalha ou frequenta diariamente o local. “Não são cães de rua que eventualmente passam por ali. Eles são reconhecidos, muitas vezes até pelo nome, pela população local”, diz Vivien.

O diretor do departamento, Alexander Biondo, informa que em várias cidades no mundo os cães e gatos comunitários são atendidos pelo poder público.“Eles passam a fazem parte da fauna urbana e contam com a ajuda e simpatia da população e dos turistas”, explica.

Em alta