Uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) levou pela primeira vez a ação clínica da Rede Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba para cães e gatos de moradores da Vila Divino, no Atuba. Em dois dias de ação, nesta quarta (9/8) e quinta-feira (10/8), foram atendidos 40 animais.
Os veterinários da Rede de Proteção Animal aplicaram vacinas contra raiva, vacinas polivalentes, fizeram a vermifugação dos animais e também aplicaram antipulgas. Na semana passada, os assistentes sociais da Cohab foram até a comunidade e divulgaram para a população a oferta do serviço.
Na quarta-feira (9/8), um único morador levou sete gatos para receber as vacinas e as orientações. A veterinária da Rede de Proteção Animal Letícia Koproski explicou que a ação clínica trabalha com o conceito de saúde única. É tratada a saúde de cães e gatos, que acaba refletindo na saúde dos tutores e no ambiente onde os animais vivem.
“Também orientamos as pessoas sobre o programa municipal de castração gratuita da Prefeitura de Curitiba, que ajuda no controle populacional dos animais e evita o abandono de cães e gatos e brigas por territórios”, disse Letícia.
Entre as orientações repassadas aos moradores também está a guarda responsável. A maioria dos animais atendidos na ação clínica na Vila Divino não eram castrados. “Orientamos os tutores a procurarem os mutirões gratuitos da Prefeitura”, explicou a médica veterinária residente da Universidade Federal do Paraná, Lorena de Oliveira.
Cuidados
O cachorro Beriba e a cadela Sky saíram vacinados e com os antipulgas em dia da ação clínica. A moradora Romilda Ribeiro soube que o serviço estava sendo oferecido na igreja Assembleia de Deus da comunidade e levou os cães.
“Essa ação foi maravilhosa. Eu não tenho condições de levar meus cachorros ao veterinário. Agora eles estão bem-cuidados”, disse Romilda.
A equipe da Rede de Proteção Animal foi até a casa de Cleonice Maurício de Souza para cuidar do cachorro Thor. Imponente e de grande porte, Thor recebeu as vacinas e os cuidados dos veterinários da Rede. “Eu nem sabia que tinha tanta vacina para dar. Isso é importante para a saúde do Thor, eu não tenho condições de levar até o veterinário”, disse Cleonice.
A assistente social do projeto Vila Divino da Cohab, Regiana Almeida, explicou que o serviço da ação clínica foi solicitado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente por conta da quantidade de cães e gatos que vivem nas casas e ruas da Vila Divino.
“Fizemos um levantamento aqui e foi apontado que existem mais animais que moradores. Algumas pessoas também traziam animais para abandonar aqui perto na região”, disse Regiana.
Urbanização e casas novas
No local onde foi feita a ação clínica da Rede de Proteção Animal está em andamento o projeto da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para urbanizar a Vila Divino.
Ao todo serão construídas 108 novas casas e executadas obras de infraestrutura e recuperação ambiental.
Para abrir o espaço do canteiro de obras, 49 famílias já foram transferidas do local e estão recebendo o benefício auxílio-moradia até que suas moradias definitivas fiquem prontas.
A intervenção representa investimento de R$ 23,9 milhões - recursos do orçamento municipal.