Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança alimentar

Cabral ganha a 86ª horta urbana da cidade

Prefeito Rafael Greca inaugura a Horta Esquina Verde no bairro do Cabral. Curitiba, 29/01/2020. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

 

O número 425 da Rua Vereador Antônio dos Reis Cavalheiro, no Cabral, deixou de ser um terreno baldio, usado para o descarte indevido de entulhos. Agora é o endereço da Horta Esquina Verde, a 86ª horta urbana da cidade, inaugurada na manhã desta quarta-feira (29/1), pelo prefeito Rafael Greca e um grupo de crianças do Centro de Educação infantil Brinquedo e Cia. A Escola é privada e responsável pela criação e coordenação da horta.

A horta é a primeira da cidade com a característica de ser ao mesmo tempo comunitária e institucional. Além do envolvimento das crianças, que usarão a horta para aprendizagens, será aberta à comunidade local e terá a participação da entidade Casa do Pai, que presta apoio a pessoas carentes da região.

“Os curitibinhas desta escola serão agora hortelões, vão plantar verduras, vão ser amigos das minhocas e das abelhas nativas sem ferrão. A Esquina Verde é um lugar lindo, a ideia inteligente de usar o vazio urbano com uma horta comunitária é inovadora”, disse o prefeito Rafael Greca.

Hortaliças

São 22 canteiros, distribuídos em uma área de 500 metros e que já receberam aproximadamente 1.300 mudas de 12 diferentes espécies de hortaliças, para iniciar a prática do cultivo. Um grupo de 10 pessoas será envolvido diretamente nos processos de cultivos e colheitas que irão beneficiar indiretamente cerca de 240 pessoas. Esta horta recebeu recursos de emenda do vereador Alex Rato.

A coordenação do trabalho será da escola que é credenciada da Prefeitura para o atendimento de crianças de 4 meses a 5 anos, mas haverá o assessoramento permanente da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

“É a primeira horta urbana com essas características. No Centro da cidade, em meio aos edifícios, em uma área que foi transformada em uma imensa sala de aula para promover segurança alimentar e educação ambiental, disse o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Dâmaso Gusi.

Criar a horta foi uma iniciativa da escola para mudar a realidade do terreno que fica a pouco metros da unidade. Antes o espaço era usado para o descarte de entulhos. Agora com a horta vai promover o uso adequado do espaço, incentivando o cultivo associado às aprendizagens das crianças, além do atendimento das instituições sociais com o excedente de produção.

Alimentação natural e saudável

A diretora da escola, Eliane Beckchauser, contou que há dois anos tem investido na educação nutricional das crianças, com a reformulação dos cardápios e incentivo à uma alimentação mais natural e saudável.

“Como espaço de aprendizagem consideramos fundamental a educação alimentar e a horta é uma forma de nos aproximarmos e ampliarmos para as famílias o trabalho desenvolvido com as crianças”, disse Eliane.

Os pais foram convidados a participar da criação dos canteiros e plantio das sementes e mudas. Já estão planejadas atividades conjuntas com as crianças, como os sábados de colheita que serão organizados ao longo do ano para que as famílias participem unidas.  

Durante o evento de inauguração, que teve a participação da Banda Lyra, foram plantadas 12 mudas de árvores nativas que integraram o programa 100 Mil árvores.

Participaram do evento o superintendente Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira, o diretor do Departamento de Operação Agroalimentar, José Carlos Koneski, o diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus, o gerente da Unidade de Agricultura Urbana, Eliseu Alves Maciel, o administrador da Regional Matriz, José Dirceu de Matos, a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Gehr.

Também participaram a representante do Centro de Educação Infantil Brinquedo e Cia, Janaína de Moura, e os vereadores Alex Rato e Pier Petruzziello.