Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Neste sábado

Brincadeiras dos povos originários divertem moradores da Aldeia Kakané Porã

Brincadeiras dos povos originários divertem moradores da Aldeia Kakané Porã Foto: Cido Marques/FCC

Os moradores da aldeia indígena urbana Kakané Porã recebem, neste sábado (26/8), a Linha do Lazer da Prefeitura. Além das atrações oferecidas em parques e praças nos fins de semana, a equipe da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude levará ao local jogos e brincadeiras da tradição lúdica indígena.

O evento vai das 14h às 17h, com atrações exclusivas para adultos e crianças da comunidade.

Corrida da tora, cabo de guerra, arco e flecha, peteca, jogo da onça, pintura de rosto com motivos indígenas e tobdaé (semelhante ao jogo de caçador ou queimada e jogado com duas petecas), com materiais adaptados, estão na programação. Os objetos originalmente usados pelos indígenas são feitos com elementos da natureza, como frutas, madeiras, fibras vegetais. Também serão oferecidas atividades como perna de pau e jogos gigantes.

A atividade é uma ação proposta pela 5ª Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Conpir), realizada em março de 2022 pela Assessoria de Promoção da Igualdade Étnico-racial e pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-racial. O evento também coincide com o mês em que se comemoram o Dia dos Povos Indígenas (9/8) e o Dia da Infância (24/8), que destaca a importância do brincar para a comunicação, sociabilização,  aprendizagem de regras, diversão e o desenvolvimento emocional das crianças.

Unindo gerações

“Além de trazer as diferentes gerações de moradores da aldeia para participarem dos jogos e brincadeiras próprias da tradição indígena, a proposta é oferecer as que divertem as famílias de outras etnias”, explica a assessora de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, Marli Teixeira Leite.

A aldeia Kakané Porã é a primeira aldeia indígena urbana do Sul do Brasil. Ela foi inaugurada em 2009 e hoje reúne 48 famílias das etnias guarani, xetá e caingangue.

Serviço: jogos e brincadeiras indígenas na Aldeia Kakané Porã

Data: sábado (26/8), das 14h às 17h
Local: Aldeia Urbana Kakané Porã (Estrada Delegado Bruno de Almeida, 5.400, Campo de Santana)

Em alta