Os dias quentes de janeiro estão sendo de muita animação para as crianças que participam das atividades de férias de verão desenvolvidas em onze Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Prefeitura de Curitiba. Para driblar o calor e manter meninas e meninos fresquinhos, as equipes da educação infantil incluíram na programação brincadeiras com água, jogos e atividades ao ar livre e até prainhas artificiais, montadas nos pátios dos CMEIs.
Além de muita diversão, as atividades fora de sala neste período fazem bem para a saúde. O contato com o sol no horário adequado ajuda na produção da vitamina D, necessária para a absorção do cálcio, que forma ossos e dentes. A interação com a água refresca e mantêm as turminhas hidratadas. Outro importante benefício, destaca Maria da Glória Galeb, diretora do departamento de educação infantil da Secretaria Municipal da Educação, é que no ambiente externo a criança vivencia experiências ricas tanto para o conhecimento de mundo como para a formação pessoal e social.
“Em contato com a natureza, correndo, pulando, pintando, plantando, brincando com água as crianças experimentam a socialização e ampliam a sua visão de mundo”, diz Maria da Glória.
No Centro Municipal de Educação Infantil Vera cruz II, no CIC, as 130 crianças inscritas nas atividades de férias estão aproveitando a programação especial. Entre as atividades favoritas estão a brincadeiras no escorregador de água, banhos de mangueira, gincana de bexigas com água e os passeios na prainha artificial, montada para os bebês, no pátio externo da unidade.
“Eles se divertem muito e aprendem em meio às brincadeiras. É uma forma de driblar o calor e oferecer algo diferente da rotina de atividades do período letivo”, diz Flávia Fernanda Najcher, coordenadora das atividades de férias no CMEI. Antes das brincadeiras começarem todas as crianças recebem cuidados especiais, com aplicação de filtros solares adequados, chapéus e bonés para protegerem do sol. Além disso, são levadas para a área externa no horário adequado, quando o sol não está tão forte.
Improvisar uma praia artificial para os bebês de até 2 anos brincarem não foi difícil. Um buraco coberto com lona no pátio de areia, cadeiras e guarda-sóis coloridos criou o cenário ideal para o passatempo das crianças.
No Centro Municipal Moradias da Ordem, no Tatuquara o escorregador com água também tem animado a tarde das crianças. Uma lona com sabão neutro montada no pátio da unidade e muita água tem feito as crianças aproveitarem as tardes quentes brincando e desenvolvendo a coordenação motora.
As atividades de férias nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) iniciaram em 8 de janeiro e seguem até o dia 31, com a participação de 1.361 meninos e meninas, de zero a 5 anos. As atividades são para as crianças que já frequentam os CMEIs e acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas.
O atendimento nos CMEIs no período de férias é uma alternativa para as famílias que não têm recesso do trabalho e não possuem outra alternativa de cuidado aos filhos e é voltado às crianças que já frequentam as creches no período regular do ano letivo. As inscrições para o atendimento nas férias foi realizado em novembro.
Além das brincadeiras com água e na natureza a programação inclui jogos pedagógicos e no computador, sessão de cinema com pipoca, teatro, música e dança. A programação inclui ainda gincanas, brincadeiras com tinta, passeios, piquenique e muita recreação. A Secretaria Municipal da Educação capacitou 191 educadores para receber e cuidar das crianças. O objetivo é garantir cuidado e lazer para as crianças com experiências diferenciadas das realizadas durante o período letivo. Além da diversão as crianças recebem cinco refeições por dia.
Confira as creches com atendimento nas férias:
CMEI Santa Izabel – Bairro Novo
CMEI Campo Alto – Boa Vista
CMEI Jardim Paranaense – Boqueirão
CMEI Autódromo – Cajuru
CMEI Vera Cruz II – CIC
CMEI Porto Belo – CIC
CMEI Estação Barigui – CIC
CMEI Nely Almeida – Matriz
CMEI Guilherme Canto Darin – Portão
CMEI Moradias da Ordem – Pinheirinho
CMEI Profª Lygia Carneiro – Santa Felicidade