O verde das árvores, o ar fresco e o som dos pássaros do Bosque Zaninelli ganharam um significado diferente, na manhã desta terça-feira (20/6), para os estudantes da Escola Municipal Rio Negro, do bairro Sítio Cercado. O grupo de 46 crianças de 9 e 10 anos foi o primeiro das escolas municipais de Curitiba a participar da programação especial de aniversário de um ano da Escola Municipal de Sustentabilidade, que fica no bosque do bairro Pilarzinho.
Para celebrar a data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente preparou uma programação gratuita de educação ambiental e sustentabilidade para os curitibinhas, moradores e turistas que forem ao local de terça (20/6) a quinta-feira (22/6), das 9h às 17h, e na sexta-feira (23/6), das 9h às 12h.
A programação faz parte do Mês do Meio Ambiente que a Prefeitura promove ao longo de junho.
Teatro da Família Folhas
Entre as atrações disponíveis para os visitantes está o teatro da Família Folhas, com dicas de sustentabilidade. Os sete integrantes do grupo - Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Flora, Fefo e o pet-folha Folheco - falam sobre a conservação dos rios, importância da prática de atividades físicas, separação do lixo, conservação dos bosques e florestas, uso consciente dos recursos naturais e respeito aos catadores de materiais recicláveis.
As apresentações da Família Folhas acontecem às 9h e às 14h. O estudante Miguel Tomás Xavier Rodrigues, de 10 anos, conheceu pela primeira vez o Bosque Zaninelli. “Gostei de conhecer essa estrutura de madeira da Escola de Sustentabilidade. Achei importante aprender como separar corretamente o lixo. Eu também nunca tinha visto um teatro da Família Folhas, gostei bastante de saber mais sobre sustentabilidade”, afirmou.
A colega de escola Maria Eduarda Lopes dos Santos, 9 anos, gostou de ver as exposições de fotos e dos animais taxidermizados do Museu de História Natural do Capão da Imbuia. “Primeira vez que vim aqui. Nunca tinha visto animais assim em exposição. Vou falar para minha família vir aqui para passearmos na Escola de Sustentabilidade”, contou Maria.
As atividades escolares fazem parte do programa Linhas do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação.
Metaverso
Na entrada da unidade de conservação, no estacionamento do bosque, foi montada uma tenda com uma feira dos programas de sustentabilidade da Prefeitura. No local é possível retirar mudas gratuitas de árvores do Desafio 100 Mil Árvores, conhecer um pouco mais sobre a separação correta de resíduos, o caminho que o lixo faz até o aterro sanitário, como fazer compostagem, informações do programa Amigo dos Rios e como funcionam as associações de catadores de recicláveis do programa Ecocidadão.
Também está disponível a experiência virtual do Metaverso da Família Folhas, que representa ludicamente cinco pontos turísticos de Curitiba: Parque Barigui, Parque Tanguá, Passeio Público, Jardim Botânico e a própria Escola Municipal de Sustentabilidade. O objetivo é passar os conhecimentos de sustentabilidade ensinados pela Família Folhas por meio da gamificação, de jogos virtuais.