Nesta quinta-feira (20/4), foi realizada a última aula do curso Estratégias de PMEs (pequenas e médias empresas), destinado a microempreendedores. A aula incluiu conhecimentos sobre métodos ágeis (ferramenta de gestão para acelerar entregas de projetos) e uma oficina prática, na qual os alunos aplicaram conhecimentos de módulos anteriores. O curso é ofertado pelo Programa Bom Negócio, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Durante o curso, os empreendedores tiveram disciplinas como planejamento estratégico e SWOT (ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos), definição de valor para as PMEs, modelagem de Negócios - Canvas, indicadores e definição de objetivos (OKRs) e métodos ágeis.
Segundo a coordenadora do programa, Daniela Del Puente, o curso é uma das oportunidades dentro do ecossistema de inovação do Vale do Pinhão que promove a troca de experiências, boas conversas e ampliação da rede de contatos. “O Bom Negócio promove a evolução de empresas em todos os estágios de crescimento, ofertando cursos, palestras, workshops para alavancar os pequenos empreendedores curitibanos”, destaca.
Futuro promissor
O curso de Estratégias para PMEs é o primeiro que Gisele Pereira Milanez, de 37 anos, realiza pelo Vale do Pinhão. A oportunidade de participar foi apresentada no Conexões Vale do Pinhão do ano passado, o principal evento na área de inovação no Paraná.
Há 10 anos ela trabalha no ramo de confeitaria e hoje é especializada em palha italiana, o carro-chefe da Taste Pequenas Delícias (@tastepequenasdelicias) e típico doce paranaense. Para ela, o curso foi uma das melhores formas de visualizar o futuro do negócio. “Os módulos apresentaram estratégias para organizar e reestruturar a minha empresa. Um exemplo ótimo é a maneira que me mostrou como as mídias sociais, e outras ferramentas online, podem ajudar na divulgação”, relata.
Gisele gostou tanto do conteúdo que apresentou o curso para uma amiga, a empreendedora Alexandra Rodrigues, de 41 anos, que trabalha com arranjos feitos com balões personalizados para formaturas, aniversários e recepções. Love To You (@lovetoyoupersonalizados). Criada em 2021, a empresa Love To You (@lovetoyoupersonalizados) ainda não é formalizada.
“O curso apresentou as vantagens de ser um microempreendedor e orientou que caminhos devo seguir para dar continuidade na minha empresa, que é minha única renda e minha paixão. Além de entregar os conhecimentos que preciso para expandir além da minha sala de estar”, explica.
Agenda de maio
São cinco cursos presenciais com vagas abertas, para micro e pequenos empreendedores que desejam investir em seus negócios. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo portal do Bom Negócio (http://www.bomnegocio.curitiba.br/presencial/)
No mês de maio o curso temático de finanças pretende ensinar organização financeira, precificação e fluxo de caixa, além de disciplinas específicas para microempreendedores individuais (MEI) e para compreensão da Declaração Anual de Faturamento (DASN), focadas em balanço patrimonial e fomento e licitação.
O segundo, ainda previsto para o mês de maio, foca em startups, e irá trabalhar com cinco módulos: proposta de Valor e MVP, modelo de negócio e monetização, product Market Fit e Customer Success, viabilidade econômica e financeira e pitch e investimentos.
“Perfil empreendedor” é um curso focado em gestão de tempo, autoconhecimento, comunicação interpessoal e marca pessoal. Será realizado no mês de junho. O curso de “Marketing e Vendas”, previsto para julho, também já está com inscrições abertas. As disciplinas trabalharão temas como análise de mercado, relacionamento com os clientes, branding e vendas, mídias digitais e E-commerce.
Confira as datas, locais e mais informações, no portal do Bom Negócio.