Com apoio do Fab Lab da Rua da Cidadania do Cajuru, a bióloga Fernanda Felisbino Ferreira da Silva, 23 anos, vai concluir o projeto de contribuir para a proteção do Meio Ambiente. Usando a tecnologia dos equipamentos do espaço maker, ela vai terminar a produção dos primeiros kits do jogo Vida de Tartaruga, que fala preservação dos animais ameaçados de extinção.
Pelas redes sociais da Prefeitura, Fernanda soube que poderia usar a impressora de corte a laser do Fab Lab para imprimir em MDF as peças do jogo que nasceu de um projeto da faculdade de Biologia.
A mestranda do Centro de Estudos do Mar da UFPR está finalizando a impressão das tartaruguinhas para os primeiros 20 kits do jogo que serão testados em escolas públicas. Brincando, os estudantes vão conhecer os riscos que as tartarugas correm durante a vida, e como o ser humano pode ajudar para preservá-las.
“Sem o apoio do Fab Lab não conseguiria terminar o projeto. Tive o apoio dos técnicos para aproveitar ao máximo o MDF e a impressora é de ótima qualidade”, destaca Fernanda.
Após a validação científica do projeto com o retorno das crianças, a bióloga pretende levar o jogo didático para outras instituições de ensino e ampliar a consciência sobre o cuidado com o meio ambiente.
A difícil vida das tartarugas
No jogo Vida de Tartaruga, os até cinco jogadores têm como objetivo fazer no tabuleiro o ciclo de vida de uma tartaruga, desde do momento de sair da casca do ovo até retornar à praia para desovar.
A tarefa, não é das mais fáceis. No mundo real, a cada mil tartaruguinhas que nascem, apenas uma ou duas chegam à fase adulta, conta Fernanda. O jogo mostra todos os obstáculos que esses simpáticos animais enfrentam.
O percurso está dividido em três níveis de desafios, desde os riscos naturais, como os predadores, até a diferentes interferências do ser humano no hábitat. Entre eles, a poluição sonora e da água causada pelos portos ou desastres ecológicos e a pesca predatória. O plástico também tem seu capítulo.
“Não é só aquele plástico deixado na praia, mas aquele que se joga indevidamente na cidade e vai para o esgoto. Isso vai para os rios e desemboca no mar”, explica Fernanda.
O Fab Lab
O Fab Lab Cidadania do Cajuru funciona como um laboratório de fabricação digital e prototipagem no qual estudantes, empresas e comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras.
No espaço de 150m² estão instalados laboratório de informática, salas para cursos e ambientes para reuniões e videoconferência, além de equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem, como impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora.
Serviço: Fab Lab - Rua da Cidadania Cajuru
Endereço: Avenida Pref. Maurício Fruet, 2.150, 1º Piso
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Contato: (41) 3221-2421