Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço 2022

Binários e novas tecnologias modernizam o trânsito em Curitiba

Em 2022, a Prefeitura iniciou a instalação de novas lombadas eletrônicas em vários pontos da cidade.. Curitiba, 13/10/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

Um dos desafios das grandes cidades é conseguir equilibrar o aumento populacional e o da frota de automotores, que cresce a cada dia e dificulta a vida no trânsito. Além da questão de espaço e logística, também existe a preocupação ambiental com a emissão de gases poluentes.

Preocupada com essas questões e com a maior frota de veículo do país por habitante, a Prefeitura de Curitiba fez, em 2022, diversas intervenções de engenharia para melhorar a fluidez e diminuir o tempo de congestionamento em vias importantes da cidade, com a instalação de novos binários.

“Procuramos otimizar nossas vias, dar prioridade ao transporte coletivo e meios alternativos de transporte, como as bicicletas. São soluções inovadoras que aliam o bem-estar e a segurança dos curitibanos no trânsito”, afirma o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.  

Pelos bairros

Ao longo de 2022, seis binários foram implantados na cidade nos bairros Bacacheri (Gustavo Rattman / Fulvio José Alice); Novo Mundo (João Palomeque/Salomão Guelmann); Hauer (Cel. Antonio Ricardo dos Santos/Pres. Pádua Fleury); Jardim das Américas (Ruas João Itiberê/Dr. Hugo de Barros); Água Verde (Santa Catarina e Eugênio José de Souza/Palmeiras); e Pinheirinho (Izaac/Emanoel Voluz).

Frentista em posto de combustível no Água Verde, Sidney Aparecido Vargas aprovou a mudança.

“Melhorou o fluxo, as pessoas estão gostando. Aqui, no fim de tarde, costumava ter bastante congestionamento, mas acredito que com a mudança o pessoal vai ficar menos estressado”, opina Vargas.

A superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, explica que os binários são instalados em importantes vias de ligação da cidade. “São vias que apresentam muito fluxo de veículos e congestionamentos nos horários de pico. Com as mudanças, há mais fluidez e também mais segurança com apenas um sentido de tráfego em cada via”, diz Battistella.

Mobilidade

Todos os projetos executados pela Setran em 2022 integram um planejamento maior de estímulo à mobilidade ativa.

“A intenção é fazer com que todos possam se locomover melhor e com segurança, seja de carro, de bike ou a pé”, acentua Rosangela.

No binário do Água Verde, por exemplo, são 2.300 metros de extensão de ciclofaixa bidirecional, com dois sentidos, na Rua Santa Catarina.

A Prefeitura investiu também na revitalização de ciclovias, ciclofaixas, passeios compartilhados e ciclorrotas já existentes, com a recuperação de 81,03 km da sinalização da malha cicloviária. Como também, na sinalização de novas estruturas em 62,10 km.

Bikes compartilhadas

Como uma forma de promover a intermodalidade e a adoção de tecnologias limpas de transporte, a Prefeitura de Curitiba firmou uma parceria com a empresa Tembici para a implementação do primeiro serviço de bicicletas compartilhadas de Curitiba.

Serão 50 estações nos principais eixos cicloviários da capital, com 500 bicicletas, tanto as tradicionais quanto as elétricas.

O sistema de compartilhamento irá funcionar 24h, todos os dias, por meio de um aplicativo de celular que oferece planos variados de assinatura para a utilização das bikes.

Redução de mortes

De acordo com um levantamento do Programa Vida no Trânsito (PVT), divulgado em outubro, foram registradas 168 mortes em 2021 e 179 em 2020, uma redução de 6,1%.

Os motociclistas são as principais vítimas dos acidentes de trânsito (76 mortes), seguidos dos pedestres (42), ocupantes de automóvel (34), ciclistas (14), ocupantes de ônibus (1) e outros (1).                                                                       

Embora os óbitos tenham apresentado redução, o número de motociclistas mortos em acidentes aumentou de um ano para o outro. Em 2020, foram 69 mortes, e em 2021, 76.

“Esses dados são fundamentais para estabelecermos políticas públicas, em todas as áreas, seja na engenharia, na educação ou na fiscalização, para tentar diminuir esses índices”, explica o diretor da Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran).

Modernização e fiscalização

Em 2022, a Prefeitura iniciou a instalação de novas lombadas eletrônicas em vários pontos da cidade. Os equipamentos são mais modernos do que os que já estavam em uso, além de ter maior grau precisão e fácil manutenção. São 75 pontos de fiscalização em toda a cidade, entre novos e já existentes, com limite de velocidade de 40 km/h, nestes trechos.

O objetivo é reduzir a velocidade em um ponto específico da via. Por isso, os equipamentos estão sendo instalados próximos aos polos geradores de tráfego em que há travessias de pedestres, como escolas municipais, centros de educação infantil, postos de saúde, entre outros.

Do total de 75 locais, 38 já tinham lombadas eletrônicas que precisaram ser retiradas para a instalação de equipamentos mais modernos. Outros 37 novos pontos da cidade foram beneficiados com o equipamento. “Fizemos estudos de acordo com o fluxo de veículos e índices de acidentabilidade, além disso, avaliamos diversos pedidos da população pelo portal 156, como também demandas encaminhadas pela câmara de vereadores”, explicou a superintendente de trânsito.

Inovação no trânsito

Em setembro de 2022, a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, recebeu um modelo de testes de um equipamento que flagra excesso de ruídos no trânsito.  Já usada em países como a França, a iniciativa é inédita no Brasil.

O detector capta imagens e áudios de veículos que estejam emitindo ruídos acima do permitido, mas como é uma tecnologia nova no país ainda não pode ser utilizado para autos de infrações.

Em um mês de instalação, o monitor detectou 1.138 ocorrências de excesso de ruídos. Em média, foram registrados diariamente 39 casos de excesso de ruído nos dias de semana e 35 nos fins de semana.

Boa parte dos dados coletados são atribuídos a sistemas de escapamento fora do padrão ou customizados, com 90% pertencendo a motocicletas e os 10% restantes a automóveis e veículos pesados.

A intenção é regulamentar o equipamento junto aos órgãos competentes.

Outros destaques do trânsito em 2022

Os dados se referem ao período acumulado dos dez primeiros meses do ano.

- Criação da Gerência de Pesquisa e Estatística de Trânsito, em parceria com outros órgãos, para vistorias técnicas nas vias públicas com altos índices de acidentalidade e para propor adequações que reduzam os acidentes nestes locais.

- Ampliação de 1.137 novas vagas para áreas de estacionamento rotativo público regulamentado (EstaR), com destaque para o Jardim Botânico e as proximidades do Museu Oscar Niemeyer. As vagas com tempo máximo de permanência favorecem a rotatividade, principalmente próximo de comércios, e democratiza o uso do espaço urbano.

- 300 km de vias receberam nova sinalização horizontal (pintura no pavimento) em 2022. Já na sinalização vertical de trânsito, foram 13.814 mil placas instaladas.

- 1.057 ações de educação no trânsito com a EPTran que atingiu um público de 55.909 pessoas.

Em alta