Faltando poucas semanas para o bicentenário da Independência do Brasil, em setembro, está quase concluído o monumento em alto relevo de Dom Pedro I feito pelo escultor Rafael Sartori. O prefeito Rafael Greca foi acompanhar o andamento do trabalho na tarde desta quinta-feira (18/8), no Ateliê de Esculturas do Memorial Paranista, que fica junto ao Parque São Lourenço.
Acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, o prefeito definiu os últimos detalhes da peça com o artista. O monumento, que celebra uma das mais importantes datas nacionais, vai ser instalado no Memorial de Curitiba como parte das comemorações da cidade na Semana da Independência.
“Trouxe Margarita para conhecer a nova peça do acervo da cidade, que celebra a presença de Dom Pedro I no Brasil, em meio à exuberante natureza do país, com espécies vegetais nativas de relevância cultural e econômica”, contou Greca.
“Essa obra deve lembrar e assegurar aos curitibanos que aqui vivem e que aqui vão nascer a grandeza da pátria brasileira”, completou Greca.
Acompanharam o prefeito a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a secretária da Comunicação Social, Cinthia Genghini; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Jr; o assessor do Icac, Reinaldo Pilotto; o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine; e os arquitetos Fernando Cannali e Guilherme Klock.
A obra
A imagem começou a ser feita em novembro de 2021, quando Sartori concluiu a escultura em homenagem ao ex-prefeito Jaime Lerner instalada na Ópera de Arame. A partir daí foram feitos desenhos e uma maquete foi construída, para só então criarem o molde em barro, com elementos que representam a natureza de cada região do país.