Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aposentados e pensionistas

Beneficiários do IPMC sem a prova de vida terão benefício suspenso

Beneficiários do IPMC sem a prova de vida terão benefício suspenso. Foto: Hully Paiva/SMCS

O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) convoca, pela segunda vez, 77 aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida nos últimos 12 meses. São beneficiários que deveriam ter feito a comprovação desde maio ou junho de 2023. Aqueles que não comparecerem até o dia 10 de junho terão o benefício suspenso e ficarão sem pagamento no fim do mês que vem. 

A lista dos aposentados e pensionistas com a prova de vida atrasada pode ser conferida AQUI. A relação está publicada também no site do IPMC

A validação é feita na sede do IPMC, no térreo do Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623 – Alto da Glória). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário apresentar documentos pessoais e comprovante de endereço. 

Hora marcada para a prova de vida 

Além dos 77 beneficiários e que podem ficar sem pagamento em junho, outro grupo de 222 aposentados e pensionistas com prova de vida atrasada está sendo convocado pela primeira vez para validação presencial. A convocação é para que eles compareçam nos dias 5, 6 ou 7 de junho. Foi definida data e horário para cada um dos aposentados e pensionistas.

Veja a relação AQUI ou acesse a lista de beneficiários no site do Instituto

O atendimento a esse grupo será realizado também na sede do IPMC. 

Segurança para todos

Os beneficiários do IPMC devem realizar a prova de vida anualmente. Isso é feito para evitar pagamentos indevidos e fraudes. Aqueles com o procedimento atrasado podem ter o pagamento suspenso. 

Realizar a prova de vida tornou-se um procedimento bastante simples aos beneficiários do IPMC. Além dos atendimentos na sede do Instituto, eles têm outras opções para validação, como o aplicativo GOV.BR, que deve ser utilizado pelo celular. Atendimentos no Instituto Curitiba de Saúde (ICS) ou na rede credenciada do plano de saúde confirmam que o beneficiário está vivo. Quem usa o SUS de Curitiba para vacinação ou outro tipo de serviço de saúde também garante a confirmação. Periodicamente, as informações são encaminhadas ao IPMC, que atualiza o registro no site.

Para conferir a validade da prova de vida, basta acessar o portal do IPMC e informar CPF e senha. Depois do login, na página inicial, logo abaixo da barra de pesquisa, é possível consultar a data até a qual sua prova de vida é válida. 

Em alta