Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Compromisso em dia

Beneficiários do IPMC devem escolher como querem fazer a prova de vida

Beneficiários do IPMC devem escolher como querem fazer a prova de vida. Foto: Hully Paiva/SMCS

Os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), o regime próprio de previdência dos servidores da Prefeitura, têm algumas opções para que a sua prova de vida seja atualizada anualmente.

O sistema mais ágil e menos burocrático para a comprovação de que o beneficiário está vivo, conforme estabelece a lei, começou a funcionar em novembro de 2022 e, de lá para cá, ganhou novas possibilidades.

BENEFICIÁRIO DO IPMC: CONFIRA COMO VOCÊ PODE FAZER A PROVA DE VIDA 

A obrigatoriedade da comprovação protege o sistema previdenciário, evitando fraudes e pagamentos indevidos.

Em todas as opções para a prova de vida, uma vez recebido o atendimento ou feito o procedimento – no Sistema Único de Saúde, no plano de saúdo de Instituto Curitiba de Saúde, no IPMC ou pelo aplicativo gov.br – a comprovação passa a ser válida por 12 meses.

É só aguardar alguns dias que o sistema atualiza o dado no portal do IPMC. As informações recebidas do SUS ou ICS compreendem exclusivamente as relativas ao comparecimento do aposentado ou pensionista. Para conferir a validade, basta o beneficiário fazer login (CPF e senha) e o site traz a informação.

Desde o início do novo procedimento para a prova de vida, aqueles que recebem os mais de 16 mil benefícios pagos pelo IPMC estão com este compromisso atualizado, de algum modo.

Quem ainda não fez a prova de vida

O IPMC avalia que é representativo o percentual de benefícios que tiveram a prova de vida atualizada. Eles são mais de 80% do total. “Mas temos que lembrar que 100% das pessoas precisam ter a prova de vida feita regularmente”, alerta o presidente do IPMC, Ary Gil Merchel Piovesan.

Estudo demográfico feito pelo IPMC mostra quem são os beneficiários que ainda não fizeram a prova de vida. De acordo com o levantamento, os aposentados e pensionistas mais jovens representam boa parte deste grupo. Eles têm, em média, 62,9 anos. A média de idade entre os que cumpriram esta etapa é de 67,5 anos. “Os que têm mais idade estão mais preocupados”, avalia o economista responsável pelo levantamento, o chefe de gabinete do Instituto, João Carlos de Carvalho.

Um dos aspectos que chamam atenção é que 47% dos que não fizeram a prova de vida se aposentaram em cargos que exigem nível superior.

O local onde a pessoa mora parece não ser o maior problema entre os que não têm a prova de vida em dia. Aproximadamente 70% dos que ainda não fizeram a prova de vida moram em Curitiba, segundo dados registrados pelo IPMC.

De acordo com o estudo, a maioria dos que comprovaram que estão vivos o fizeram utilizando os serviços do plano de saúde do Instituto Curitiba de Saúde (ICS).

Para mais informações, acesse o portal do IPMC ou entre em contato com a equipe do Instituto pelo telefone (41) 3350-3660. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Saiba o que caracteriza que a sua prova de vida foi feita

- Foi a um atendimento de rotina em qualquer unidade de saúde do Sistema Único de Saúde em Curitiba? Pode ser consulta, vacinação e até videoconsulta. O comparecimento configura prova de vida. Alguns dias após o atendimento, a informação será repassada pela Secretaria Municipal da Saúde ao IPMC.

- Compareceu a atendimento no Centro de Saúde do ICS (Instituto Curitiba de Saúde) ou na rede credenciada do plano de saúde dos servidores municipais de Curitiba? Passados alguns dias, esse atendimento será informado pelo ICS ao IPMC.

- Fez algum atendimento no IPMC? A prova de vida é validada na hora.

- Precisou ser atendido na perícia médica da Prefeitura?  Esse atendimento também comprova que o beneficiário está vivo.

- Se preferir, a partir do dia do seu aniversário, você terá 60 dias para fazer a prova de vida pelo aplicativo do Governo Federal gov.br. Para isso, é necessário que o beneficiário tenha a biometria válida por reconhecimento facial. Saiba mais AQUI.

- Você mora fora de Curitiba? Mande por correspondência os documentos obrigatórios e o Formulário de Atualização Cadastral, com reconhecimento em cartório. Quem mora fora do Brasil, precisa validar o documento por meio da representação diplomática do Brasil (Embaixada ou Consulado). Confira as informações AQUI (inserir: https://ipmc.curitiba.pr.gov.br/conteudo/prova-de-vida/102 ). Se necessário, será feita videochamada.

- O beneficiário tem dificuldade de locomoção? Uma pessoa da família pode solicitar (via protocolo) visita domiciliar do Serviço Social, desde que a limitação seja comprovada por laudo médico.

*Importante: basta um desses atendimentos para realizar a prova de vida que será válida pelos 12 meses seguintes. Confira no site do IPMC a validade da sua prova de vida.

Em alta