Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Servidores, aposentados e pensionistas

Beneficiários do ICS ainda podem fazer exames preventivos sem coparticipação

Beneficiários do ICS ainda podem fazer exames preventivos sem coparticipação. Foto: Daniel Castellano/SMCS

O plano de saúde dos servidores, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS), convoca os beneficiários para que agendem seus exames preventivos. Aqueles que fizerem os exames abrangidos pela campanha (confira a lista) não terão que pagar a coparticipação.

A Campanha de Prevenção de Saúde da Mulher e Saúde do Homem, iniciada no mês de outubro, é dirigida a todos. Os meses escolhidos coincidem com os que celebram o Outubro Rosa, que marca a conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e o Novembro Azul, movimento que divulga a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A isenção da coparticipação é válida para guias emitidas de 28 de outubro a 20 de dezembro.

Saiba quais são os exames

Âncora

As mulheres com idades de 40 a 69 anos podem fazer gratuitamente a mamografia, e todas as que já tenham iniciado a sua vida sexual podem fazer o preventivo (Papanicolau). Neste caso, tanto a retirada da guia quanto a coleta devem ser feitas no Centro de Saúdo do ICS.

Homens a partir de 45 anos podem solicitar as guias para os exames: colesterol HDL e total, glicose, triglicerídeos e creatinina, PSA (antígeno prostático específico), sangue oculto nas fezes.

Tanto as mamografias quanto os exames para os homens devem ser agendados pelos beneficiários nos prestadores parceiros da campanha.

Antes disso, é preciso solicitar a guia de exames por telefone ou pessoalmente, no Centro de Saúde do ICS (Rua Santo Antônio, 400 – Rebouças). Os números para quem quer pedir por telefone são: (41) 3330-6088; (41) 3330-6050 ou pelo WhatsApp (41) 99147-8021. Os que preferirem ir até o ICS, devem procurar a Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais (DAPS) ou o carrinho móvel do Instituto.

Em alta