A partir desta terça-feira (22/8), a base de dados única da Prefeitura de Curitiba, o e-Cidadão, passa a estar integrada ao sistema da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. O e-Cidadão tem mais de 1,4 milhão de cadastros e integra diferentes serviços municipais, reunindo 37 aplicações utilizadas pelos curitibanos.
Com a mudança, sempre que o cidadão fizer o seu cadastro no e-Cidadão, o sistema dará o alerta, caso existam erros no preenchimento ou utilização indevida das informações pessoais.
O cadastro só será completado se os dados registrados, tais como CPF válido, nome civil completo, data de nascimento, estiverem compatíveis com os da Receita. Outros campos, tais como sexo e nome da mãe, se exigidos no sistema que utiliza o e-Cidadão, terão alertas para que o usuário corrija.
Resultado de convênio entre a Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), responsável pela base de cadastro da Receita Federal, a integração garantirá ao e-Cidadão um sistema com dados confiáveis, chancelados pela Receita.
“Estamos permanentemente em busca de mecanismos que tornem mais e mais seguro o e-Cidadão, sempre atendendo a Lei Geral de Proteção de Dados”, explica o superintendente de Tecnologia da Informação, Antônio Carlos Pires Rebello.
Os cidadãos que tiverem dúvidas poderão atualizar o seu cadastro diretamente junto à Receita Federal. Dúvidas sobre o e-Cidadão podem ser registradas pela Central 156.
O uso da base do e-Cidadão é cada vez maior na Prefeitura de Curitiba. Uma das integrações mais recentes é a do aplicativo Saúde Já.