Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dança

Balé Giselle emociona mais de mil alunos da rede municipal de ensino de Curitiba

Balé Giselle emociona mais de mil alunos da rede municipal de ensino de Curitiba. Curitiba, 09/04/2025. FOTO: Cido Marques/FCC

Os olhos atentos e encantados de cerca de mil crianças da rede municipal de ensino se voltaram para o palco do Teatro Guaíra, nesta quarta-feira (9/4). Alunos de 26 escolas participaram da sessão especial de Giselle, um dos balés mais dançados no mundo e também um dos mais emblemáticos da carreira de Ana Botafogo, considerada a maior referência da dança no Brasil.

O espetáculo reuniu 55 bailarinos, com corpo de baile formado pela Curitiba Cia de Dança e protagonizado pelos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Juliana Valadão e Cícero Gomes.

A iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba integra o esforço contínuo de democratizar o acesso à cultura na cidade. A ação dá sequência ao que já foi realizado durante o Festival de Teatro de Curitiba, quando mais de 4 mil crianças da rede pública assistiram ao espetáculo O Menino Maluquinho – O Show, da trupe Tupi Pererê, no Teatro Positivo.

Somadas as apresentações abertas ao público e a sessão escolar, a temporada de Giselle atingiu um público de 6.600 pessoas — sendo 4.400 espectadores nas sessões abertas e 1.200 alunos da rede municipal de ensino.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr., acompanhou a apresentação ao lado de educadores e representantes da Secretaria Municipal da Educação. “A FCC tem o compromisso de garantir que todas as linguagens artísticas estejam ao alcance de nossas crianças. E a Dança Clássica é uma delas. Ver o Teatro Guaíra ocupado por estudantes é um sinal claro de que estamos no caminho certo”, afirmou.

História viva

Encenado pela primeira vez em 1841, na França, Giselle é um espetáculo que combina técnica e emoção ao narrar uma história de amor, traição e redenção. Com coreografia original de Jean Coralli e Jules Perrot e música de Adolphe Adam, a obra acompanha a trajetória da jovem camponesa Giselle, que se apaixona por Albrecht, um nobre já comprometido. Ao descobrir a verdade, Giselle entra em desespero e morre, tornando-se um espírito em busca de vingança contra homens infiéis.

Ana Botafogo tem uma ligação especial com a obra. Sua estreia como protagonista foi justamente em Curitiba, com o balé Giselle, em 1977. “Eu já integrava o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio, mas foi no palco do Guaíra que vivi esse momento tão marcante da minha carreira. Eu era muito jovem, e essa foi a porta de entrada para uma trajetória cheia de desafios e encantamentos. Giselle sempre teve um lugar especial no meu coração — e poder apresentá-lo para tantas crianças, algumas talvez vendo um balé pela primeira vez, é um presente. É assim que mantemos essa arte viva e inspiramos novos bailarinos e bailarinas”, disse ela.

Plateia animada

Para muitos dos pequenos espectadores, foi o primeiro contato com o balé clássico. As amigas Sophia Emanuelle Ribeiro e Júlia Rebeca Gomes, da Escola Municipal Francisco Klemtz, resumiram a experiência com brilho nos olhos: “Parece que eu entrei dentro de um filme. Quando a bailarina rodava, parecia que ia sair voando”, comparou Sophia.

A bailarina e professora de matemática Lucila Albuquerque, da Escola Municipal Professor Adriano Robine, relembrou que há 30 anos dançou em homenagem a Ana Botafogo na Ópera de Arame. Hoje, emocionada, levou seus alunos para assistirem ao espetáculo. “Toda essa formação cultural é muito importante para o desenvolvimento do estudante como um todo. Precisamos pensar na formação integral do ser humano — e a dança faz parte disso”, afirmou.

Outro grupo que se destacou na plateia foi o de alunos da Escola Municipal Tomaz Edson de Andrade Vieira, em seu primeiro passeio fora da escola. A professora Fabricia Pedrozo destacou o bom comportamento da turma e a qualidade do espetáculo. “Trabalhamos com essas crianças todos os dias, mas quando elas vêm a um teatro como o Guaíra e assistem a um espetáculo desse nível, algo muda dentro delas. É uma experiência transformadora.”

Apresentação aberta ao público

Além da sessão para os estudantes, Giselle será apresentada novamente na noite desta quarta-feira (9/4), às 20h. Os ingressos, com valores a partir de R$ 37,50, estão à venda na bilheteria do teatro e pela plataforma Disk Ingressos. Mais informações no Guia Curitiba.