As obras do Inter 2, parte do programa de evolução da Rede Integrada de Transporte de Curitiba, estão em andamento nos bairros Mercês e Bigorrilho. As intervenções visam preparar a cidade para a entrada de ônibus elétricos no transporte público, com a melhoria da infraestrutura viária.
Moradores e quem circula na região têm notado a presença de maquinários, equipes de trabalho e um aumento na movimentação nas vias que estão sendo requalificadas.
Neste momento as obras acontecem na Rua Fernando Simas, que está recebendo melhorias em 530 metros entre as ruas Julia Wanderley e Alcides Munhoz; na Carlos de Paula Soares, nos 80 metros entre a Alcides Munhoz e a Fernando Simas; na Lycio Grein de Castro, em 240 metros entre as ruas Jacarezinho e Marcelino Champagnat; e na Capitão Joseph Pereira Quevedo, em 120 metros entre a Fernando Simas e a Manoel Ribas.
São obras do pacote 5 do Inter 2 que também acontecem em outras regiões da cidade.
Para que seja possível criar pistas de tráfego viário com faixas exclusivas e, ou, preferenciais para o transporte coletivo, as ruas estão sendo melhoradas. Para isso, recebem terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação, sinalização vertical e horizontal, iluminação, rede de distribuição aérea, fibra ótica, semaforização e paisagismo.
Iniciadas no fim de abril, as obras estão na fase de escavação e drenagem. Para que os serviços aconteçam, há bloqueios parciais do trânsito, no local onde as equipes trabalham.
Lote 5
As obras integram os pacotes 2, 3 e 4 do Lote 5 do Inter 2 que somam 5,9 mil metros de ruas requalificadas nos dois bairros. Além das vias que já estão com serviços em andamento, no Lote 5 serão contempladas também as ruas Jacarezinho, Professora Rosa Saporski, Paulo Martins, Marcelino Champagnat, Julia Wanderley, Travessa Armando Mann, Avenida Manoel Ribas e Praça/Jardinete Frei Ricardo e Alameda Presidente Taunay.
O prefeito Rafael Greca destaca a relevância das obras como importante estratégia do município para modernizar o transporte público e evoluir na mobilidade urbana da cidade.
“São intervenções planejadas para modernizar a infraestrutura urbana, garantindo mais eficiência e conforto para os usuários do transporte coletivo e valorização dos bairros que ficam melhores com as obras. Nosso compromisso é com a sustentabilidade, o desenvolvimento dos bairros e a melhoria da mobilidade em Curitiba." diz Greca.
O projeto do Novo Inter 2 marca um avanço significativo na mobilidade urbana e tem também intervenções em andamento em outras regiões da cidade. Atualmente são três lotes em execução: Fanny/Xaxim e Capão Raso (Lote 2), Tarumã e Capão da Imbuia (Lote 4), e Mercês e Bigorrilho (Lote 5). Em breve terão início as obras do Lote 1 (Portão, Vila Izabel, Seminário e Santa Quitéria).
Diferentes modais
O secretário de Obras Municipais, Rodrigo Araújo Rodrigues, destacou os benefícios assegurados com a obras. "Estamos comprometidos em entregar uma infraestrutura de qualidade que atenda às necessidades da população. As melhorias nas vias são essenciais para o sucesso do Projeto Inter 2 e para a integração dos diferentes modais de transporte, " explica Rodrigues.
A empresa O Betacem, vencedora da licitação, está executando o serviço, sob fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e supervisão do Consórcio Esteio/Nova Engevix.
Impacto e Financiamento
O Projeto Inter 2 trará melhorias nos 38 km do itinerário das linhas Inter 2 e Interbairros II, beneficiando diretamente mais de 580 mil moradores de 28 bairros da capital e 181 mil passageiros diariamente.
O Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba é financiado com US$ 106,7 milhões pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e conta com contrapartidas do município.