Na Regional Cajuru, a Prefeitura tem investido continuamente na melhoria dos bairros e seus 215 mil moradores. São projetos que tornam a região e a cidade referência em inovação, como o FabLab da Rua da Cidadania e a Fazenda Urbana.
Inaugurado em março do ano passado, o primeiro FabLab de Curitiba já apoiou mais de 50 projetos de estudantes, empresas e comunidade com seu laboratório de informática e equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem, como impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora.
Agora, durante a pandemia do novo coronavírus, passou a de produzir máscaras-escudo nas impressoras e doá-las para profissionais de saúde defesa social e resgate social. A ação foi destaque na plataforma digital Cities for Global Health, referência em informações sobre iniciativas inovadoras de profissionais, gestores públicos e organismos multilaterais na área de saúde.
Por sua vez, a Fazenda Urbana vai ser inaugurada em junho e reunir os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxico, em uma área de 4.435m² ao lado do Mercado Regional do Cajuru.
Pavimentação e iluminação
Desde 2017, a Prefeitura de Curitiba recuperou 103 ruas de asfalto nos bairros Cajuru, Uberaba, Capão da Imbuia, Tarumã, Jardim das Américas e Guabirotuba, totalizando 43,7 quilômetros de asfalto novo.
Também já realizou a troca de mais de 6,6 mil pontos de iluminação por luminárias de LED em mais de 630 ruas da Regional, inclusive a Avenida Comendador Franco, deixando as noites mais iluminadas e seguras.
Educação e moradia
No Uberaba, em 2018, foi inaugurado o CMEI Corina Ferreira Ferraz, para atender até 200 crianças em quatro berçários, três salas para maternal, uma sala de pré, além da áreas administrativas.
“Esperamos muito a abertura desse CMEI. Ajudou os pais. As crianças estão muito felizes. Minha filha chega todos os dias contando que brincou e aprendeu bastante”, fala a vendedora Edna Clemente.
Já o CMEI Uberaba ganhou cara nova. Na entrada, as escadas foram trocadas por uma rampa, ficando mais acessível e toda a unidade foi revitalizada.
Ainda na Educação, a regional ganhou dois Farois do Saber Inovação, o Herbert José de Souza, junto à Escola Municipal Marumbi, no Uberaba, e o Pablo Neruda, anexo ao CEI Eva da Silva, no Capão da Imbuia.
No acesso à moradia, a Prefeitura finalizou no ano passado a urbanização da Vila Acrópole, no Cajuru, reassentando 192 famílias nas casas novas do Moradias Alamanda. O local recebeu obras de infraestrutura com 4,7 km de pavimentação asfáltica, 9,2 km de redes de drenagem e 11,3 km de redes de água e esgoto, beneficiando 1.292 famílias.
Morador na região há 15 anos, Roberto Domanski está entre os que ganharam um novo lar.
“Viver em invasão é duro porque você nunca sabe o que vai acontecer no dia seguinte. Na casa nova vamos ter segurança e mais qualidade de vida”, fala Domanski.
População atendida
Atendendo pedidos dos moradores do Cajuru, a Prefeitura fez a revitalização da Unidade de Saúde São Domingos. No Jardim das Américas, reformou a quadra poliesportiva da praça Bento Mossurunga. Também instalou o semáforo no cruzamento das ruas Leopoldo Belczak e Antônio Olívio Rodrigues, no Capão da Imbuia, e inaugurou a Feira de Artesanato da Rua da Cidadania do Cajuru.
Espaços de lazer
No Tarumã, foi feita a revitalização do Eixo de Animação na Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e, no Uberaba, a piscina do Cejuv Audi União, reformada.
Hortas e transporte
A Prefeitura investiu em espaços para a agricultura urbana. Em 2019, a Regional ganhou a Horta Comunitária Marumbi, no Uberaba, uma parceira da Prefeitura com a Copel, em uma área de 3 mil m² e que atende 32 famílias.
É a segunda horta comunitária, junto da Horta Comunitária Cajuru, inaugurada em julho de 2017, em parceria com a Rumo, atendendo 24 famílias em 1 mil m² ao longo da via férrea.
Com a reintegração do transporte metropolitano, o Terminal Centenário agora recebe a linha a Pinhais/Centenário, que liga Curitiba ao município vizinho, reduzindo o tempo de deslocamento entre as duas cidades.
O terminal Capão da Imbuia foi revitalizado, com a recuperação do piso, do laminado e também da estrutura metálica das plataformas.
Centro Especializado de Esporte
Desde 2017, o Parque dos Peladeiros, no Cajuru, vem sendo transformado em um centro de formação esportiva especializada. Está em fase final de construção a pista de BMX, com especificações olímpicas. O Parque também abriga o estádio municipal de beisebol, que também será reinaugurado em breve e logo terá uma pista de caminhada de 1,7 km em asfalto.
Ali, foi inaugurado o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel, que colocou no parque uma quadra poliesportiva coberta e pista de atletismo, onde são ofertadas aulas gratuitas de futsal, basquete, vôlei, judô, esgrima, handebol, taekwondo, corrida, floorball, ginástica e aulas de ritmos.
Zeladoria municipal
Os investimentos também foram realizados nos serviços diários de manutenção, com a zeladoria municipal nos seis bairros. De janeiro de 2017 a abril de 2020, fez 53.132 metros de drenagem e 6.384.346 m² de paisagismo (que inclui a roçada em espaços públicos).
No mesmo período, as equipes de manutenção urbana realizaram 916.785 m de pavimentação (entre manutenção em saibro e tapa-buracos).